ABS, PLA ou PVA: o que é melhor na impressão 3D? | Public Online

Marketplace

ABS, PLA ou PVA: o que é melhor na impressão 3D?

Avatar

Victor Pacheco

|

25/10/2023

|

3 min de leitura

|

Voltar

3 min de leitura

Apesar de existirem diversos tipos de filamento 3D no mercado, esses 3 são os mais utilizados

 

A impressão 3D envolve a construção de um modelo tridimensional a partir de sua versão criada no 3D digital. Hoje, é possível entregar produtos feitos por meio desse tipo de impressora, mas qual o melhor material a se utilizar para garantir a durabilidade?

 

Filamento PLA, ABS ou PVA? Os três são os materiais mais conhecidos e usados. Descubra agora qual deles é o melhor para fazer uma impressão 3D!

Filamento ABS

O ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) é derivado do petróleo e foi especialmente desenvolvido para uso em todas as impressoras 3D. O material é o segundo mais famoso e mais utilizado nas indústrias, tanto na criação de protótipos quanto na de peças finais complexas.

 

Resistente a altas temperaturas e ao impacto, é ideal para peças que não necessitam de tanto brilho e permite acabamento fácil após a impressão. Dentre os três tipos mais conhecidos é o mais barato, e as impressoras que o utilizam operam em temperaturas entre 210°C e 250°C.

 

Disponível em sete variedades de cores, apesar de prático, possui algumas desvantagens, como o fato de não ser biodegradável, a emissão de um vapor que pode irritar algumas pessoas durante a impressão e deteriora fácil se exposto diretamente à luz solar.

Filamento PLA

O rei da impressão 3D ocupa o primeiro lugar entre os materiais utilizados. Trata-se de um termoplástico de origem vegetal e biodegradável, por isso acabou se tornando o preferido na hora de produzir determinados materiais. É usado por iniciantes no setor de impressão 3D.

 

O material é fácil de imprimir e pode ser colocado em impressoras abertas ou fechadas. É ideal para peças grandes que não vão precisar de tanto acabamento após serem impressas. A resistência e a durabilidade do PLA (Ácido Polilático) é considerada média.

 

A temperatura de impressão ideal é entre 180°C e 230°C e emite apenas um odor leve que lembra milho-doce ou xarope de bordo. Existe também o PLA Flexível, indicado para materiais que precisam de maior flexibilidade. Hoje o PLA é usado na produção de embalagens, talheres descartáveis, sacos plásticos e produtos de higiene.

Filamento PVA

Por ser solúvel em água, o PVA (Álcool Polivinílico) é utilizado combinado com outros materiais. Inclusive, ele pode acompanhar o PLA ou ABS. Geralmente é um material de suporte para uma impressora de extrusão dupla. Recomendado para impressão de peças complexas com saliências.

 

Também pode ser aplicado na produção de sacos de iscas para pesca. Basta jogar o saco na água para liberar as iscas. No entanto, apesar de ser um ótimo material de suporte, sua principal desvantagem está na forma de manipular e armazenar. O preço elevado também entra na lista de contras para a escolha do material.

 

A explicação é simples: se o material é solúvel em água, até mesmo a umidade e o suor das mãos podem danificá-lo. Tanto que, enquanto não está em uso, deve ser armazenado em caixas isoladas da umidade com saquinhos de sílica. 

Qual dos três é o melhor?

Antes de encomendar os filamentos, é necessário entender o objetivo da impressão. O PLA pode ser considerado o melhor, por ter boa resistência, opção com flexibilidade e ser biodegradável. No entanto, demora mais para esfriar e pode ser preciso uma ajuda extra, como de um ventilador.

 

Já o ABS é útil na produção de itens grandes, como componentes automotivos, instrumentos musicais e capacetes de proteção. O foco está na durabilidade e na proteção contra impactos, já que o material tem boas propriedades de absorção de choque.

 

O PVA só deve ser adquirido se existe a intenção de produzir um material solúvel em água, como a embalagem da isca de pesca, ou para servir de suporte na produção de determinados modelos ABS e PLA.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados