ChatGPT Decifra o Local de Qualquer Foto — e o Impacto Pode Ser Perigoso
Por: Lisandra Suellen
Já imaginou subir uma imagem aleatória na internet e, em segundos, alguém descobrir exatamente onde ela foi tirada? Pois é… com a nova atualização, o ChatGPT decifra o local de qualquer foto com uma precisão que tem deixado muita gente de cabelo em pé.
Nos últimos dias, usuários começaram a testar essa nova funcionalidade e se surpreenderam com os resultados. A inteligência artificial da OpenAI agora é capaz de analisar imagens e deduzir com altíssima exatidão onde aquela cena aconteceu. O que era apenas uma curiosidade virou motivo de debate. Afinal, o ChatGPT decifra o local de qualquer foto… e isso levanta questões sérias sobre privacidade.
Como isso está funcionando?
A novidade veio com os modelos o3 e o4-mini, lançados recentemente. A atualização permite que o sistema da IA interprete imagens enviadas pelos usuários, sem precisar de texto complementar. Isso quer dizer que você pode simplesmente subir uma foto e perguntar: “Sabe onde foi tirada?”. Em muitos casos, a resposta vem certeira.
Um exemplo que viralizou no X (antigo Twitter) mostrou um usuário testando a funcionalidade com uma foto aparentemente comum: a capa de alguns livros em uma estante. Em menos de meio minuto, o ChatGPT decifra o local da foto e acerta: Biblioteca da Universidade de Melbourne. A repercussão foi tanta que muitos começaram a comparar a tecnologia com recursos como a Função Escondida do Google Maps que Permite Voltar no Tempo, destacando como as ferramentas atuais estão nos permitindo revisitar lugares e momentos com precisão impressionante.
E não para por aí. A IA também identificou locais famosos em fotos externas, como ruas de Tóquio, paisagens da Califórnia e até cantinhos menos óbvios, como Paramaribo, no Suriname.
O “GeoGuessr” da IA?
Com essa precisão toda, muita gente começou a comparar o recurso com o jogo online GeoGuessr, onde o desafio é adivinhar o local de imagens aleatórias do mundo. Só que, no caso do ChatGPT, o jogo fica um pouco mais sério – e polêmico.
A polêmica surgiu porque, se o ChatGPT decifra o local de qualquer foto, qual foi o tipo de imagem usado para treiná-lo? Será que fotos privadas ou tiradas dentro de espaços fechados também foram analisadas?
É aqui que entra a preocupação com privacidade. Já pensou se alguém tira print de um story seu no Instagram e usa o ChatGPT para descobrir exatamente onde você estava? A possibilidade existe e isso tem acendido alertas entre especialistas em segurança digital.
Um avanço ou uma ameaça?
Enquanto alguns celebram o avanço tecnológico e as possibilidades de uso positivo (como identificar locais históricos, pontos turísticos ou ajudar em investigações), outros estão bem mais cautelosos.
O grande ponto é: o ChatGPT decifra o local de qualquer foto, mas até onde isso pode ser explorado sem ultrapassar o limite do bom senso e da ética? A discussão está só começando e deve se intensificar à medida que mais gente tiver acesso a essa funcionalidade. E você, o que pensa sobre isso? Avanço impressionante ou ameaça disfarçada?
EM DESTAQUE
Criadora de conteúdo especialiazada no nicho de negócios digitais, detacando-se em conteúdos que envovlem mídias sociais. Formada em publicidade trás conteúdos profundos sobre o tema.
Ver todos os postsCompartilhe:
Conteúdo Relacionado
Frases Prontas para Status do WhatsApp em 2025 que Chamam Atenção
25/04/2025Melhores Frases para Perfil Profissional no LinkedIn em 2025
25/04/2025Remover a conta Google do Xiaomi? Esse passo a passo facilita tudo!
24/04/2025Google Firebase Studio – Isso pode mudar como você cria aplicativos
24/04/2025A nova função secreta do WhatsApp que pode blindar suas mensagens (mas você precisa ativar)
24/04/202510 Melhores Sites para Comprar Membros do Canal Telegram com Segurança
24/04/202510 Melhores sites para comprar serviços de Discord em 2025
23/04/2025Essas mentiras sobre IA estão em todo lugar — E você pode estar caindo nelas
23/04/2025Apenas 1 em cada 5 acerta: você encontra o S em menos de 30 segundos?
23/04/2025Poucos chegam até o fim: os 6 livros mais desafiadores que existem
23/04/2025