Começar uma plataforma de marketplace: saiba como fazer isso!

Marketplace

Começar uma plataforma de marketplace: saiba como fazer isso!

Avatar

Victor Pacheco

|

03/10/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Sendo um mercado que cresce dia após dia, devido a cada vez mais pessoas estarem fazendo compras pela internet, hoje em dia não é de se estranhar que empreendedores tenham o desejo de como começar uma plataforma marketplace. Mas pare e responda: você sabe como funciona a execução de um projeto como este?

Muitas pessoas podem estranhar o processo devido a este ter várias etapas, mas é importante não deixar nada de lado para não ter problemas depois que a empresa estiver aberta e funcionando, assim como recebendo compras.

Não sabe por onde começar? Reunimos todas as informações sobre como fazer isso da melhor forma possível, então pegue papel e caneta agora mesmo para não esquecer de nada. Boa leitura!

Como começar uma plataforma marketplace: faça um estudo deste mercado

Antes de entrar neste mercado, é importante entender bem para que nada de errado venha a acontecer. Então, se você está pensando em começar uma plataforma marketplace, é importante estudar este mercado e compreender o que está fazendo mais sucesso e até mesmo como o público que faz compras na internet se comporta.

Aproveite este momento para entender os termos deste mercado e demais ações que serão essenciais para começar uma plataforma marketplace. Depois, é hora de se programar para colocar sua ideia em prática.

Profissional procurando instruções para começar uma plataforma marketplace

Mas antes fazer isso, defina o tipo de marketplace que você vai abrir, assim como escolha um nome (confira se nenhum negócio já não está usando) e defina demais detalhes para que o trabalho finalmente comece. Aqui, você também pode escolher o valor que será investido e se vai ou não ter sócios.

Com isso feito, você vai ter uma maior segurança ao começar uma plataforma marketplace, já que está por dentro deste mercado e traçou todas as etapas para que nada de errado aconteça. Tudo organizado? Hora de entrar no mundo dos negócios da melhor forma!

Resolva assuntos legais antes de começar uma plataforma marketplace

Quando optam por começar uma plataforma marketplace, é importante saber que ainda precisa ter um CNPJ legalizado perante aos órgãos públicos. Apesar de trabalhar na internet e não receber clientes em um local próprio, você ainda precisa informar ao o governo que está empreendendo e ganhando dinheiro com isso.

Podemos afirmar que o processo de como começar uma plataforma marketplace é bastante parecido com a abertura de uma “empresa tradicional”. Isso porque é necessário elaborar um contrato social, conseguir um CNPJ e demais ações para entrar no mercado dos empreendimentos sem problemas.

Empreendedor procurando como começar um marketplace

Lembrando que se começar uma plataforma marketplace de forma ilegal, você pode ser obrigado a interromper as atividades de um dia para o outro, o que vai causar uma situação desconfortável para você e seus parceiros.

Com isso em mente, saiba que pode ser necessário a contratação de um escritório de contabilidade. Inclusive, isso é o mais indicado para quem deseja começar uma plataforma marketplace. Assim, você entrega todas as demandas para um time de profissionais que entende e se livra de toda uma burocracia, conseguindo se dedicar a outras frentes de seu projeto.

Tudo resolvido? Hora de começar a trabalhar em seus projeto e colocar isso no ar!

Enquanto o contador age para que sua empresa seja legalizada, é possível trabalhar para começar uma plataforma marketplace. Isso envolve o desenvolvimento de plataforma de vendas, a maior e mais complexa etapa do processo para colocar seu negócio no ar.

Aqui, é necessário contratar profissionais que entendam do mercado de desenvolvimento, o que vai resultar na entrega de um ótimo marketplace no menor tempo possível.

Não deixe de pensar em responsividade: hoje em dia, muitas pessoas acessam a internet por diferentes dispositivos, estes que não possuem os mesmos tamanhos de tela. Com isso em mente, trabalhe para que seu marketplace possa ser acessado sem problemas em smartphones, computadores, notebooks e tablets. A adaptação deve acontecer de forma automática.

Empreendedora que conseguiu começar uma plataforma marketplace

Com o passar do tempo, estude a possibilidade do desenvolvimento de um aplicativo para smartphones. Dia após dia, cada vez mais pessoas estão realizando compras pelo celular e ter um aplicativo que permite o acompanhamento de todo o pedido é uma funcionalidade que pode trazer mais clientes.

Por via das dúvidas, nunca pense em começar uma plataforma de marketplace sem estar seguro ou ter problemas que podem vir a atrapalhar a experiência do usuário. Aqui, o ditado “a primeira impressão é a que conta” deve ser levado em conta. Se uma pessoa tiver problemas para acessar seu site, pode ser que não venha a usá-lo ou indicar para algum conhecido. Cuide da imagem de sua plataforma de marketplace!

Compra de domínio como parte do processo de como começar uma plataforma de marketplace

Imagine que você fez tudo para colocar seu negócio na internet e na hora de enviar isso para o servidor, não pode fazer porque o domínio que tinha em mente está sendo usado por outra empresa? Para evitar problemas ao começar uma plataforma de marketplace, confira se o endereço que você deseja usar está disponível e faça a compra.

Com isso, na hora de “virar a chave” ao começar uma plataforma de marketplace, seu site será acessado pelo endereço que foi adquirido anteriormente. Muitos sites permitem a compra de domínio, este que passa a ser conectado a um CPF.

A validade da compra de domínio é de geralmente um ano, então não deixe a data vencer para não ter problemas depois de ter concluído o processo de como começar uma plataforma de marketplace.

Defina um bom gateway de pagamento para seu marketplace

Aqui, estamos falando da empresa que irá cuidar e processar todas as compras realizadas em sua plataforma de vendas. Independentemente do tipo de marketplace que você está pensando em abrir, é importante ter um bom gateway de pagamento para não precisar ficar cuidando apenas dos pagamentos durante todos os dias da semana.

Todas as empresas de gateway de pagamento permitem que o processamento das compras sejam feitos de forma automática, sem deixar de lado segurança e transparência. Falando sobre comissão, não deixe de fechar negócio com uma empresa que possui o split de pagamento.

 

Pode pareMulher que concluiu o processo de como começar uma plataforma de marketplace cer um termo estranho, mas split de pagamento é uma funcionalidade automática que faz o cálculo de comissão de uma compra e envia isso para o dono do marketplace e vendedor que realizou a compra.

Assim, você não precisa realizar diversas transações de uma mesma compra ou emitir diversas notas fiscais. Contar com um split de pagamento no momento de começar uma plataforma de marketplace é trabalhar com mais autonomia e menos problemas em seu dia a dia!

Procure parceiros!

Sobre este assunto, estamos falando sobre conseguir pessoas para cadastrar produtos, serviços ou demais itens em seu marketplace. Isso pode parecer óbvio, mas precisamos ressaltar que não há como abrir um negócio como este sem ter parceiros. Isso porque além de ficar sem itens para as pessoas comprarem, você ainda fica com uma má imagem ao ter uma vitrine virtual vazia.

Então, paralelamente ao desenvolvimento de seu projeto, comece a procurar por empresas para ter produtos e serviços para exibir às pessoas que visitarem seu site. No começo de tudo, você não precisa ter muitos parceiros, mas nunca “vire a chave” sem nada cadastrado em seu marketplace.

Lembra da pesquisa de mercado que você realizou antes de começar uma plataforma de marketplace? Use estas informações para conseguir parceiros! Todo o planejamento de mercado pode e deve ser para você ter a maior assertividade possível, não esqueça disso.

Não se esqueça das redes sociais quando for começar uma plataforma de marketplace

Depois de conseguir parceiros para cadastrar produtos em sua plataforma de vendas, é hora de conseguir chamar atenção do público para não ter problemas com o passar do tempo. Afinal, se não realizar vendas, seu negócio não será rentável e o investimento vai ser perdido.

Por isso, invista no mercado digital para conseguir clientes para seu marketplace. Não entende muito de mídia paga? Contrate uma empresa de transformação digital para não perder dinheiro. Existem muitos tipos de anúncios e diversos canais que você pode investir, mas o que prevalece aqui é seu estudo de mercado.

Ao entender mais sobre seu público, você saberá os canais que ele mais usa e é neste local onde deve investir em mídia paga. Como dissemos anteriormente: se não entende muito do assunto, contrate uma equipe de profissionais que sabe como aumentar o tráfego de seu site com o menor valor possível.

Quer começar uma plataforma de marketplace? Entre em contato com nosso time de atendimento agora mesmo!

Agora que você já sabe todas as informações sobre o processo de como abrir uma plataforma marketplace e o que fazer para abrir um negócio como este, o que acha de tirar sua ideia do papel? Para isso acontecer, é hora de você fechar contrato conosco e nos falar mais sobre seu projeto.

Depois de entender mais sobre seu projeto, iremos começar a trabalhar para que seu marketplace seja colocado no ar com a maior qualidade possível. Somos especializados em desenvolvimento de soluções para web e estamos prontos para lhe ajudar a vender mais. Não perca tempo, acesse nossa página de orçamento!

Ícones para indicar a conclusão de como começar como uma plataforma de marketplace

Gostou do conteúdo acima? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre vendas na internet. Estamos no Facebook e Instagram. Também não deixe de acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem impactar seu dia a dia.

E diga nos comentários: como você pensa em abrir seu marketplace?

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados