Como criar um aplicativo de serviços | Public Online

Desenvolvimento Web

Como criar um aplicativo de serviços

Avatar

Victor Pacheco

|

08/04/2021

|

10 min de leitura

|

Voltar

10 min de leitura

Você sabe como criar um aplicativo de serviços? Criar um aplicativo é uma tarefa que começa antes mesmo da equipe de desenvolvimento ser contratada. Para garantir o sucesso da plataforma, você deve entender todas as etapas desse processo e adotar as melhores práticas.

Para ajudá-lo a realizar essa tarefa, vamos discutir as operações passo a passo necessárias em como criar um aplicativo de serviços convencional. Vamos ver mais sobre como criar um aplicativo de prestação de serviços. Boa leitura!

O que é um aplicativo de serviço? 

Antes de saber como criar um aplicativo de serviços, precisamos entender sobre o que se trata.

Serviços domésticos e gerais podem ser facilmente alugados por meio de aplicativos para Android e iPhone (iOS). Ao simplificar as funções desempenhadas por ambas as partes, fornecer esta plataforma conveniente pode simplificar o relacionamento entre clientes e profissionais.

Por exemplo, para clientes, é possível analisar dados de profissionais que detalharam suas atividades e receberam recomendações a clientes anteriores. Outra possibilidade é receber orçamentos de diferentes pessoas e discutir o valor final do serviço com eles.

Portanto, essas plataformas de aplicativos de serviço não só oferecem a opção de aluguel de serviços aos usuários, mas também a opção de promover seus próprios trabalhos.

Como criar um aplicativo de serviços: Entenda seu produto e planeje suas ideias 

Antes de começar a desenvolver qualquer tipo de projeto sobre como criar um aplicativo para prestação de serviços, você deve entender o que realmente deseja. Este é o primeiro passo para qualquer tipo de planejamento. Para aplicativos de serviços gerais, você precisa de uma plataforma completa que permita aos usuários realizar as principais solicitações. Portanto, você precisa de um software que possa processar essas informações. Algumas das principais ferramentas necessárias em um aplicativo como este são:

  • Procura de profissionais;
  • Local de destino;
  • Estimativa de preço;
  • Sistema de avaliação;
  • Solicitação de registro.

Ao compreender esses recursos, você já sabe por onde começar. Agora é hora de planejar seu projeto. Afinal, você precisa saber exatamente o que deseja criar. Você quer apenas criar uma ideia de aplicativo? Ou é apenas um portal? Quais métodos de pagamento são aceitáveis? Estas são algumas das perguntas que você precisa saber responder.

O ideal é que você tenha considerado a maioria das peculiaridades do projeto antes mesmo de iniciar o desenvolvimento do software. Algumas ideias podem mudar e se adaptar durante esse processo. A respeito disso, não se preocupe. Os melhores designs irão melhorar com o tempo.

Análise e documentação de requisitos 

Depois de definir e entender seu projeto, você deve planejar o desenvolvimento. Agora é a hora de sua equipe de desenvolvimento pesquisar e definir os requisitos do sistema juntos e ser responsável pela elaboração de seu plano. A análise de requisitos e o projeto de engenharia são etapas essenciais no desenvolvimento de aplicativos.

Afinal, com ele, você mapeará todas as coisas que seu software pode e não pode fazer e o que precisa ser feito para realizar essas tarefas.

Nesta fase, você também começa a registrar seu projeto. Este documento é muito importante para você entender os passos a serem dados a partir de agora. Depois de realizar esta etapa e definir em detalhes como o sistema é criado, você pode iniciar a etapa de desenvolvimento de software.

Desenvolver aplicativos de serviços gerais 

Você entendeu suas ideias sobre como criar um aplicativo de serviços, organizou todo o projeto e conhece todas as etapas que serão executadas. Agora é a hora de desenvolver seu software. Com o apoio da equipe ou parceiro de desenvolvimento escolhido, você realizará suas ideias. A seguir estão as principais etapas a serem seguidas para desenvolver um aplicativo de serviço geral:

Design e personalização 

Se você deseja ter uma aplicação de serviço convencional bem-sucedida, é necessário investir no design de seu aplicativo. Seu logotipo, cores e fontes são responsáveis ​​pela identidade visual da plataforma. Eles têm a capacidade de tornar seu aplicativo reconhecido. Junto com sua equipe de desenvolvimento e com a ajuda de um designer, você deve escolher a aparência do aplicativo. Uma ideia interessante é entender as tendências atuais do design. Então você pode prosseguir no projeto de como criar um aplicativo de serviços.

O design do aplicativo inclui as seguintes etapas:

Rascunho – é o desenho de engenharia do aplicativo a ser criado. Esses esboços devem ser simples e ajudar a entender a lógica futura do projeto, a quantidade de telas e a interação entre elas.

Wireframe -é uma das etapas mais importantes na construção de um design de aplicativo de serviço universal. Esta parte do processo permite que a equipe de desenvolvimento visualize a estrutura da estrutura do aplicativo de serviço regular.

Prototipagem – crie um modelo funcional do aplicativo. Isso ajuda os desenvolvedores e empresários a entender melhor o produto. Antes da etapa de codificação, é mais fácil editar e adicionar novas ferramentas.

Criação do design visual – Nesta fase, convertemos os wireframes até que se tornem o design visual do aplicativo a ser criado. Esta etapa sempre se concentra no estudo cuidadoso de todas as tendências e soluções a serem propostas.

Back-end e front-end 

Depois de entender e definir todas as funções principais do design do aplicativo, você deve começar a criá-lo. Depois de ter todos os protótipos do seu projeto sobre como criar um aplicativo de serviços, a equipe de desenvolvimento começa a codificar seu software. Esse trabalho é demorado e deve ser realizado por uma equipe com conhecimento de mercado e melhores práticas.

Afinal, ela será responsável pelo desenvolvimento front-end e back-end de seu aplicativo.

O desenvolvimento front-end é responsável por criar a parte visível do aplicativo. Esta parte do desenvolvimento se concentra na construção da área interativa de seu aplicativo com a qual seus clientes se conectarão.

O desenvolvimento front-end é uma adaptação do seu protótipo visual. Portanto, a tarefa do desenvolvedor é fazer do projeto selecionado uma plataforma totalmente funcional. Desta forma, com base na interação do usuário, seus aplicativos de serviço regulares poderão realizar as tarefas que sugerem, comunicar-se com o servidor e garantir sua funcionalidade total.

Por outro lado, o desenvolvimento de back-end garante que seu aplicativo se comunique com suas funções. Esta parte do código não produz elementos visíveis ao usuário, mas é responsável pela funcionalidade da plataforma.

Ao desenvolvê-lo, o programador criará conexões e permitirá que a área de front-end se comunique com os elementos necessários no projeto de como criar um aplicativo de serviços. Não há dúvida de que as duas partes do código do aplicativo devem ser desenvolvidas com cuidado. Afinal, eles são essenciais para que a plataforma funcione corretamente e apresente os resultados esperados. No entanto, quando você termina de codificar os aplicativos de serviço convencionais, seu trabalho ainda não acabou.

Rotina de teste 

As rotinas de teste são uma etapa muito importante no desenvolvimento de qualquer aplicativo. Antes de liberá-lo para os usuários finais, ele é responsável por localizar possíveis erros e problemas no sistema. Portanto, reserve um tempo para testar e melhorar seus aplicativos de serviço regulares. O interessante é que você passa mais tempo desenvolvendo, mas garante um aplicativo 100% funcional, ao invés de focar em um início rápido e lançar um aplicativo cheio de falhas para os usuários.

Retorne ao estágio de desenvolvimento tantas vezes quanto possível. Com o desenvolvimento detalhado da plataforma, suas chances de sucesso serão maiores e você poderá cumprir todas as promessas. O foco está na disponibilidade do sistema, porque é essencial para quem busca entender como criar um aplicativo de serviços.

Finalização e publicação do projeto de como criar um aplicativo de serviços 

Após a etapa de teste do projeto de como criar um aplicativo de serviços, você deve concluir seu aplicativo. O retoque final é aplicado pela equipe de desenvolvimento e assim você pode publicá-lo. Para publicar seu aplicativo de serviço geral, você deve enviá-lo à loja de aplicativos. São dezenas de lojas, as principais são Google Play Store e App Store (Apple Store para dispositivos iOS). No entanto, você também pode publicar seu aplicativo em outras lojas.

Após o lançamento, sua plataforma de serviços gerais estará aberta a todos os clientes e parceiros. No entanto, mesmo que a fase de desenvolvimento seja concluída, você deve continuar a trabalhar na plataforma para aperfeiçoar o projeto de como criar um aplicativo de serviços. Aqui estão duas coisas que você deve prestar atenção para garantir que seu aplicativo seja bem-sucedido.

Modo de espera 

Depois de publicar o aplicativo, você deve entender o feedback dos usuários. Afinal, sua plataforma deve satisfazer seus desejos e permitir que eles façam seu pedido da melhor maneira possível.

Para garantir que tudo esteja em ordem em como criar um aplicativo de serviços, você pode abrir canais de comunicação com os usuários. Por meio de suas opiniões e sugestões, você terá o domínio das principais informações e poderá fornecer a melhor solução para sua plataforma.

Você também deve estar preparado para fornecer suporte em caso de erros e problemas. Essas situações podem acontecer, portanto você tem a responsabilidade de resolver esses problemas de forma ágil para não atrapalhar o uso dos clientes.

Versão atualizada 

Todos os aplicativos precisam ser atualizados. Com isso, você pode corrigir, por exemplo, problemas dentro do aplicativo.

Além disso, por exemplo, quando uma nova versão está disponível, a atualização pode resolver possíveis problemas de compatibilidade com o sistema operacional. Você também pode adicionar novos recursos ou atualizar sua identidade visual. O importante é não se esquecer do usuário. Continue a testar seu aplicativo tanto quanto possível ao decorrer do seu projeto sobre como criar um aplicativo de serviços.

Como escolher a melhor plataforma de Marketplace para tirar minha ideia do papel?

Depois de entender mais sobre como criar um aplicativo de serviços, é hora de finalmente fazer a escolha para que sua empresa seja aberta o quanto antes. Importante ressaltar que o principal fator de escolha deve ser a facilidade e simplicidade ao se usar a plataforma. Isso porque se o cadastro de serviços ou oportunidades for muito complexo aos olhos daqueles que utilizam o Marketplace, você não terá parceiros e, consequentemente, não terá um negócio lucrativo.

Além disso, opte por uma plataforma que não fique sobrecarregada devido a muitos acessos ou apresente erros que impactem a experiência do usuário. Quando sua plataforma de serviços começar a fazer sucesso e isso se tornar algo constante, seu site não pode ficar fora do ar durante nenhum momento se quer. Para isso não acontecer, melhorando as informações se baseando em dados importantes sobre Marketplace, faça todos os testes necessários antes de colocar a plataforma no ar.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual tipo de plataforma escolher para melhorar sua jornada e ver mais sobre como criar um aplicativo de serviços, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um time de especialistas que entende do assunto. Assim, você consegue apoio para executar sua ideia da melhor forma sem deixar a qualidade de lado.

Quer ajuda nessa jornada sobre como criar um aplicativo de serviços? Entre em contato conosco agora mesmo!

Agora que você já sabe mais sobre como criar um aplicativo de serviços, é hora de tirar todas as ideias do papel e passar a ter um lucro cada vez maior.

Ainda não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo, pois podemos lhe ajudar a desenvolver uma assertiva plataforma com base nas informações sobre seu projeto de aplicativo de serviços.

Logo depois de entrar em contato conosco, basta nos fornecer maiores informações sobre o que você deseja executar e iremos lhe enviar uma proposta comercial personalizada. Em seguida, após o fechamento de negócio com a Public Online, é hora de finalmente colocar sua ideia em prática.

Conte conosco para receber apoio na hora de abrir sua plataforma e entender mais sobre Marketplace e demais assuntos técnicos! Agende uma reunião com nossos especialistas agora mesmo e não perca tempo.

Gostou do conteúdo acima sobre como criar um aplicativo de serviços?

Não deixe de acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem impactar seu dia a dia.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados