Como criar uma plataforma: confira o passo a passo | Public Online

Marketplace

Como criar uma plataforma: confira o passo a passo

Avatar

Victor Pacheco

|

26/02/2021

|

10 min de leitura

|

Voltar

10 min de leitura

Obviamente, o e-commerce se tornou um dos melhores mercados para investimentos futuros, atraindo muitas pessoas para investir quando é necessário ou oportuno. O fato é que, em geral, o processo de como criar uma plataforma digital de vendas pode ser confuso e seus detalhes podem estar além do alcance de quem se propõe a criar plataforma digital online, gerando surpresas desagradáveis.

Agora é a hora de dar o primeiro passo e, finalmente, saber mais sobre as plataformas digitais!

Para ajudá-lo a obter uma boa experiência no processo de construção de um site de vendas de sucesso e não ter surpresas negativas, preparamos um artigo que traz passo a passo para ajudá-lo a aprender como configurar um site de vendas do zero.

Vamos começar a falar então sobre como criar uma plataforma de vendas.

1. Como criar uma plataforma: Faça um plano de negócios 

Começar um negócio físico requer muita pesquisa e planejamento, e o mesmo se aplica a um site de vendas.

Primeiro, você deve definir claramente todas as informações relacionadas ao negócio. Uma ótima ferramenta que pode auxiliar nesse processo é o modelo de negócios Canvas. Fazer isso corretamente fornecerá uma imagem para a primeira etapa do seu negócio, por exemplo. Defina seu portfólio de produtos, público-alvo ou função, quanto custa e quanto sairá no fim para o consumidor final.

Considerando que o cadastramento e a venda das lojas podem ser realizados por pessoas físicas ou jurídicas, outra etapa importante do planejamento é a decisão de criar um CNPJ para vendas.

2. Como criar uma plataforma: Registre um nome de domínio H2

O domínio é a identidade do seu site e normalmente é a primeira vez que os clientes entram em contato com a sua loja, por isso é importante que o seu domínio seja bem indexado, fácil de lembrar, curto e sempre que possível igual ao nome da empresa. Os nomes de domínio são registrados por várias empresas, por exemplo:

Registro.br, HostGator e LocaWeb, e o custo de manter um registro de transmissão varia. Ao se registrar, você será notificado se o nome que tem em mente está disponível.

3. Faça um plano de logística 

Tendo em conta que, em geral, o envio é um fator decisivo em como criar uma plataforma, para o cliente escolher entre uma loja e outra, este é um dos pontos a definir. A primeira coisa que você deve chegar a um consenso é o seu fornecedor. Deve ser alguém em quem você tenha confiança, que entregue produtos de alta qualidade e que possa sempre atender às suas necessidades. Afinal, um bom relacionamento com o fornecedor pode evitar prejuízos causados ​​pela falta de estoque, por exemplo.

Em seguida, neste processo de como criar uma plataforma, é necessário definir a área a ser entregue e determinar o tamanho e peso do produto para entender qual o tipo de integração de frete mais adequado às suas necessidades, vale lembrar que existem cerca de três possibilidades de transporte:

Correios

Para quem ainda não atingiu vendas massivas, esta é uma boa escolha, mas deve-se ter em mente as restrições de peso e tamanho.

Operadoras

Geralmente, a maioria das operadoras pode atender às restrições dos correios e ainda assim ter um valor maior, lembre-se de analisar se atendem a todas as áreas que pretende entregar.

Freight Gateway

É a empresa responsável por toda a operação logística do site de vendas, escolhendo o melhor meio de transporte para o seu negócio.

Além do preço e do tempo de entrega, o entusiasmo e o amor pela embalagem também renderam pontos aos clientes no processo de como criar uma plataforma. Os clientes ficarão satisfeitos quando receberem o produto para perceber sua atenção para o produto e terão a motivação para fazer um novo em seu site de vendas.

4. Como criar uma plataforma: Escolha o método de pagamento 

É prudente escolher um método de pagamento que faz os clientes se sentirem seguros ao fornecer dados para a loja. Portanto, é melhor escolher uma plataforma de pagamento com recursos de checkout transparentes. Você também deve prestar atenção se as plataformas de comércio eletrônico fornecem os mesmos recursos.

Outro ponto a considerar são as taxas cobradas por cada intermediário de pagamento. Lembre-se que cada taxa, encargo e custo de serviço que você pagar também afetarão o preço final do seu produto.

5. Escolha um servidor de hospedagem 

Escolher um bom servidor é muito importante em como criar uma plataforma, porque irá garantir que seu site de vendas seja acessível aos clientes. Além da comparação de custos, fácil acesso múltiplo, devem ser também analisados ​​capacidade, disponibilidade, usabilidade (interface amigável) e desempenho.

Vale lembrar que algumas plataformas de e-commerce oferecem serviços de hosting, considerando que serão dois serviços da mesma empresa, o que simplifica o esclarecimento de dúvidas e a resolução de problemas.

6. Escolha uma plataforma de comércio eletrônico 

A plataforma de e-commerce é a força vital do seu negócio virtual para quem busca entender como criar uma plataforma, portanto, é necessário fazer uma escolha decisiva, levando em consideração as informações obtidas no plano de negócios e os diferenciais disponíveis no mercado.

Na hora de escolher entre uma empresa e outra para desenvolver um site de vendas, além de se basear em custos, também é importante comparar a possibilidade de customização (se a interface for amigável, a facilidade de configuração e mudança (se houver suporte ao cliente). Se for escalável, ou seja, se conseguir acompanhar o crescimento do seu negócio, eles serão cuidadosos e eficazes, e terão todos os recursos e integrações necessárias para fazer funcionar o site de vendas.

Existem quatro tipos de plataformas no mercado, se você quer entender como criar uma plataforma, veja a seguir.

Open source

Possuem código aberto. Portanto, possuem maiores possibilidades de personalização em termos de interface e funções. Seus custos de contrato são baixos ou até gratuitos. No entanto, não fornecem hospedagem e acordos de conhecimento ou o aluguel será responsável pela configuração e manutenção da loja. Para profissionais, sem nenhum suporte, e além de tornar a loja mais vulnerável a fraudes, medidas de segurança também devem ser adotadas.

Plataformas de entrada

Têm um custo acessível, e em alguns casos também estão disponíveis gratuitamente, permitem customização visual e configuração inicial de forma simples, portanto possuem tempo de implantação muito rápido, porém, suporte e escalabilidade Limitados, podendo não ser capaz de atender a demanda à medida que o negócio se desenvolve.

Plataforma intermediária

Tem um custo médio, possui uma ampla gama de recursos e funções e tem um suporte mais eficaz. Em alguns casos, as consultorias se concentram em aumentar o número de conversões e vendas. No entanto, é necessário ter conhecimento de programar para aproveitar ao máximo o potencial da plataforma. Ou contratar um profissional para realizar tarefas que requeiram alterações de código.

Plataformas avançadas

Além de possuírem uma variedade de integrações e recursos, também oferecem mais possibilidades de codificação e configuração de módulos customizados, portanto, é realmente necessário ter conhecimento de programação ou pessoal responsável por tais tarefas.

Antes de alugar uma plataforma, é muito interessante saber em que momento está o seu negócio, de forma a ajudar na escolha da plataforma e do plano de contratação na empresa selecionada. Por exemplo, se seu negócio ainda está em estágio organizacional, você não precisa de opções avançadas ou mesmo intermediárias.

7. Configure seu site de vendas 

Após alugar a plataforma, é necessário configurar seu site de vendas. No que diz respeito ao layout, é importante tornar o seu site de vendas o mais atraente e útil possível, e o modelo deve facilitar a navegação do visitante e a exibição de todas as informações relacionadas à compra. Uma loja bem-organizada pode proporcionar aos clientes mais credibilidade, confiança e profissionalismo, por isso é tão importante escolher uma plataforma que ofereça opções completas de customização e seja de fácil implementação.

O processo de ativação de recursos deve ser concluído após a análise de suas necessidades. Afinal nem sempre é necessário utilizar todas as funções disponibilizadas pela plataforma e gastar tempo para configurar coisas ociosas só atrasará o início das vendas. Também aumenta a necessidade de suporte e treinamento, sabendo que com eles o processo ficará mais rápido e seguro.

Registrar o produto é uma das etapas mais importantes. Afinal, esse é o motivo de todas essas etapas. É interessante escolher fotos que tenham uma boa visão do produto, boa qualidade e sem recortes. É necessário para completar o produto, realizar uma descrição, sem copiar de outros sites para garantir um bom índice nos resultados da pesquisa.

Isso deve ser integrado por meio de um contrato estabelecido (por exemplo, transportador selecionado e forma de pagamento) e, a seguir, proceder com os ajustes permitidos pela plataforma, como regras de frete grátis e condições de desconto.

Depois de ajustar todas as configurações do site de vendas, você pode começar a vender porque é necessário apontar o DNS (ou seja, o logotipo da loja) para o servidor de hospedagem, pois ele atribuirá seu nome de site de vendas que pode ser visitado.

Como escolher a melhor plataforma de marketplace para tirar minha ideia do papel?

Depois de entender mais sobre como criar uma plataforma, é hora de finalmente fazer a escolha para que sua empresa seja aberta o quanto antes. Importante ressaltar que o principal fator de escolha deve ser a facilidade e simplicidade ao se usar a plataforma. Isso porque se o cadastro de produtos, serviços ou oportunidades for muito complexo aos olhos daqueles que utilizam o Marketplace, você não terá parceiros e, consequentemente, não terá um negócio lucrativo.

Além disso, opte por uma plataforma que não fique sobrecarregada devido a muitos acessos ou apresente erros que impactem a experiência do usuário. Quando sua loja virtual começar a fazer sucesso e isso se tornar algo constante, seu site não pode ficar fora do ar durante nenhum momento se quer. Para isso não acontecer, faça todos os testes necessários antes de colocar a plataforma no ar.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual tipo de plataforma escolher para melhorar sua jornada e ver mais sobre Marketplace, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um time de especialistas que entende do assunto. Assim, você consegue apoio para executar sua ideia da melhor forma sem deixar a qualidade de lado.

Quer ajuda para abrir um marketplace? Entre em contato conosco agora mesmo!

Agora que você já sabe mais sobre como criar uma plataforma, é hora de tirar todas as ideias do papel e passar a ter um lucro cada vez maior.

Ainda não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo, pois podemos lhe ajudar a desenvolver uma assertiva plataforma com base nas informações sobre Marketplace.

Logo depois de entrar em contato conosco, basta nos fornecer maiores informações sobre o que você deseja executar e iremos lhe enviar uma proposta comercial personalizada. Em seguida, após o fechamento de negócio com a Public Online, é hora de finalmente colocar sua ideia em prática.

Conte conosco para receber apoio na hora de abrir sua plataforma e entender mais sobre Marketplace e demais assuntos técnicos! Agende uma reunião com nossos especialistas agora mesmo e não perca tempo.

Gostou do conteúdo acima sobre o mercado sobre como criar uma plataforma?

Não deixe de acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem impactar seu dia a dia.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados