Como formar profissionais de sucesso dentro da minha equipe

Empreendimento

Como formar profissionais de sucesso dentro da minha equipe

Avatar

Victor Pacheco

|

30/11/2021

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Encontrar profissionais de sucesso no mercado é um grande desafio para quem administra um negócio. Algo que passa não apenas pela necessidade de encontrar um profissional capacitado, mas também um que se adeque ao setor comercial.

Ainda mais quando se trata de um mercado segmentado, como aqueles voltados à soluções tecnológicas, que por ser uma área de nicho, acabam disputando por um número seletos de profissionais que apresentam as qualificações educacionais necessárias na área.

Uma disputa essa que se torna mais acirrada dentro do mercado global, com diversos países extraindo esse capital humano, apresentando oportunidades que muitas vezes o mercado nacional não consegue suprir, levando esse profissional para outros estados.

E trabalhar com profissionais dedicados é um dos passos mais importantes para que uma companhia, como uma terceirização serviços gerais, consiga alcançar os seus objetivos comerciais, permitindo assim a manutenção e ampliação desse negócio.

Um conceito que passa até mesmo pela relação de um estabelecimento com o seu público, afinal, são justamente esses funcionários que farão a ponte entre as ações comerciais de uma loja e o seu público consumidor.

Colaboradores esses que são responsáveis por estabelecer o lado humano da empresa, servindo como o principal ponto de contato entre o público e a companhia. Já que uma má recepção pode prejudicar toda a imagem que um cliente tem sobre certa empresa.

Pois um cliente pode começar o processo de compra ao pesquisar por purificador de agua gelada soft valor, mas pode concluir essa aquisição por muitos outros motivos, como o prestígio da marca, a recepção de outros clientes e o seu atendimento nas lojas.

E é com base nessa relação que é possível afirmar que o sucesso de um empreendimento depende muito também do sucesso dos profissionais que ali atuam, sendo de grande importância para as empresas que elas trabalhem com essa relação em mente.

 

O sucesso de um funcionário é o sucesso da empresa

Quando se pensa no mercado empresarial, é fácil encontrar diversos estigmas relacionados à área, a começar pela sua própria concepção, onde o mundo dos negócios é visto como uma entidade própria, capaz de decidir uma série de fatores à sua vontade.

A realidade é bem diferente, já que todo tipo de mercado se mostra dependente da relação que ele possui com a sociedade, com o processo de tomada de decisões em cima de um negócio, dependendo de uma série de fatores externos.

Algo que envolve principalmente o seu público, como os seus interesses, o seu poder de compra no momento, junto ao estado do próprio mercado, diante uma crise financeira ou um período de alta em investimentos.

E junto a essa série de quesitos, existe também a associação de uma companhia com o seu público interno. Ou seja, os funcionários que atuam nesse empreendimento, destacando justamente o lado humano que está por trás das decisões comerciais de uma empresa.

Até que uma empresa possa ser gerida por uma inteligência artificial, a ser alimentada por uma conexão à internet via cabeamento optico, todas as resoluções comerciais de uma companhia passarão pelo grupo de responsáveis por administrar tal marca.

E mesmo nessa possível administração virtual, ainda se mostra necessária a presença de alguém que configure e faça a manutenção desse sistema digital. Com esse programa servindo apenas como uma ferramenta de apoio no processo de tomada de decisões.

Saindo do campo hipotético e voltando ao cotidiano real de uma companhia, é possível afirmar então que o sucesso dessa empresa depende muito da relação que ela possui com os seus funcionários. Sendo eles os responsáveis por dar rosto ao seu negócio.

Sendo preciso trabalhar com outro quesito visto com certo desdém pela sociedade é a questão da liderança. É comum ver a questão do líder estar ligada a características negativas, como um certo autoritarismo.

Mas na realidade esse perfil está muito longe do trabalho real a ser feito por um bom líder, que em empresas de projetos de engenharia, pode ser o responsável por administrar as equipes de construção, de pintura, entre outros.

E uma boa liderança não é somente encontrada, ela deve ser incentivada. Junto a outros quesitos que uma empresa deve trabalhar com os seus funcionários, para que eles possam crescer na mesma relação que a companhia em si.

 

Por que incentivar o crescimento profissional?

A resposta para isso é bem simples, pois quanto mais capacitados se mostrarem os funcionários de uma empresa, maior será a chance dela entregar produtos e serviços de qualidade aos seus clientes, aumentando assim o seu prestígio no mercado.

Até porque o público não é apenas responsável pela execução dos trabalhos necessários nessa companhia, eles também podem ser descritos como uma parte importante da empresa, fazendo parte da constituição sobre o que é um empreendimento.

Dessa forma, quanto mais preparados estiverem os profissionais de uma fábrica que produz pen drive brinde personalizado, melhores serão os resultados que essa companhia atingirá, desde o número de vendas até a relação dela com os seus clientes e fornecedores.

E já que é importante ter acesso a profissionais capacitados, uma empresa deve então saber como trabalhar com essa relação de crescimento profissional dos seus funcionários, de forma a receber todos os benefícios de se ter acesso a bons colaboradores.

 

Como formar um profissional de sucesso?

Independentemente da área de trabalho, é importante que um profissional tenha acesso às melhores qualidades, de forma a se destacar em seu negócio. Seja vendendo espelhos para closet ou trabalhando na gestão de um quiosque na praia de Iracema.

E para que uma empresa conte com os melhores profissionais, é importante que ela não só exija dos seus funcionários um grande nível de qualidade profissional, mas também que os ajude na conquista desse prestígio no mercado.

O que pode ser feito a partir de algumas etapas, como:

 

1 – Planejamento de carreira

Da mesma forma com que uma empresa possui planos acerca de sua administração, planejando o seu futuro, incluindo a possível expansão dos seus negócios, saindo de um comércio regional para um nível nacional, o mesmo cuidado deve ser tido com sua equipe.

Oferecendo então aos funcionários o chamado plano de carreira, no qual desde o processo de contratação um colaborador deve ter acesso a uma estrutura que permita o seu crescimento dentro da companhia, dependendo apenas do seu empenho.

 

2 – Trabalhe com metas

E para se alcançar um objetivo profissional, primeiro é preciso identificá-los. Por meio de metas que se definem como curto, médio ou longo prazo, dependendo apenas dos propósitos que um funcionário tem para os próximos anos.

Algo não tão diferente das metas pessoais que o indivíduo tem no seu dia a dia, de forma a economizar para conseguir instalar um sistema de alarme monitorado em sua casa, ou também:

 

  • Comprar um carro;
  • Sair do aluguel;
  • Quitar as dívidas;
  • Entre outras ações.

Certamente as opções são diversas, por isso a necessidade de trabalhar com metas.

 

3 – Concilie a vida pessoal e profissional

É difícil se concentrar no trabalho quando a pessoa está passando por alguma dificuldade pessoal. E por mais que muitos imprevistos possam ocorrer, muitas vezes as empresas podem ajudar nesse sentido, garantindo que os profissionais se dediquem às suas ações.

Algo que pode ser conciliado através de seguros de vida, planos de saúde a nível familiar, além de outras questões que podem resguardar a vida pessoal dos seus funcionários, permitindo uma melhor performance no ambiente de trabalho.

 

4 – Capacite sua equipe

Não adianta, porém, exigir o máximo de seus funcionários se nem mesmo a empresa trabalha na capacitação dessa equipe, ainda mais quando se trata de um nicho específico, que opera a partir de estratégias exclusivas dessa companhia.

Para se remediar isso é preciso oferecer custos de capacitação e palestras, treinando a sua equipe sobre como manusear um controlador de carga de energia solar, caso esse dispositivo seja utilizado nas dependências do seu estabelecimento.

 

5 – Estimule a comunicação interna

Da mesma forma em que uma companhia precisa abrir um bom canal de comunicação com os seus clientes, ela precisa estar atenta ao nível de abertura de diálogo que ocorre dentro das suas dependências.

Principalmente quando se pensa em uma empresa de grande porte, com um número grande de funcionários em diferentes equipes e setores. É importante estimular a comunicação entre esses times, de forma a garantir um melhor resultado para ambos.

Como nos trabalhos realizados pelo time de marketing e de vendas, que mesmo operando com aspectos diferentes, ambas as equipes lidam com informações similares sobre os clientes da companhia. Logo o compartilhamento de dados pode levar a uma melhor análise.

E essas são apenas algumas dicas de como o seu negócio pode aprimorar a sua relação com a sua equipe. Garantindo assim o melhor trabalho possível a ser realizado por seus funcionários, o que trará grandes ganhos à sua companhia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados