Entenda a importância de investir em uma boa placa de vídeo | Public Online

Marketplace

Entenda a importância de investir em uma boa placa de vídeo

Avatar

Victor Pacheco

|

16/05/2023

|

3 min de leitura

|

Voltar

3 min de leitura

Confira tudo que você precisa saber para escolher uma boa placa de vídeo e a diferença que isso faz no uso do computador

Com a popularização dos games, muita gente busca uma placa de vídeo boa para conseguir jogar os jogos mais famosos com tranquilidade. Mas essa não é a única função desse equipamento.

Muitas pessoas que trabalham na área audiovisual, também precisam investir em equipamentos eletrônicos semelhantes para conseguir ter um bom desempenho ao rodar alguns programas. No entanto, uma placa de vídeo Geforce, por exemplo, pode ser um investimento alto para quem não precisa de um desempenho tão grande.

Mas será que vale a pena ter uma boa placa de vídeo? Pensando nisso, nós separamos para você todas as dicas necessárias para investir em uma boa placa de vídeo e ver se essa é realmente a sua realidade. Confira abaixo!

O que é?

A placa de vídeo ou placa gráfica é uma das peças mais importantes de um computador, ou notebook. Essa peça é responsável por fazer a ligação direta entre os componentes dos computadores e a tela.

A placa de vídeo também é conhecida como unidade de processamento gráfico (GPU), e serve para rodar com tranquilidade vídeos mais pesados sem lentidão ou travamentos.

Qual a importância da placa de vídeo?

Essa peça também é responsável por rodar games, softwares e a sua potência, além de ser um dos principais fatores para saber quais tipos de jogos e gráficos o seu computador será capaz de suportar.

Portanto, esse componente é indispensável para a execução de diversos tipos de tarefas, como a edição e reprodução de vídeos e por toda a performance gráfica.

Dessa maneira, um computador com uma boa placa de vídeo é essencial para quem trabalha com design, arquitetura e com vídeos.

Como a placa de vídeo funciona?

De modo bem simplificado, a GPU recebe instruções e dados diretamente da CPU, unidade central de processamento, processa esses dados e informa à tela o que exibir.

Além disso, cada tipo de placa funciona de uma forma. Apesar de as placas profissionais terem grandes capacidades, elas não são totalmente ideais para quem quer manipular jogos, por exemplo.

Isso acontece porque ela não oferece um nível de sofisticação nos quais os jogos são criados. Por isso, existem diferenças importantes entre as duas placas e que devem ser levadas em conta na hora da compra.

Tipos de placa de vídeo

Em geral, existem dois grandes grupos de placas de vídeo, as mais simples para usuários comuns, utilizadas no dia a dia, e as dedicadas a gamers ou pessoas que trabalham com imagem e vídeo. Confira abaixo:

Placas embutidas

Nesse caso, para quem dispensa de placas de vídeo superpoderosas, as placas de vídeo embutidas podem ser uma boa opção. Elas são mais baratas e acessíveis, e podem ser um pontapé inicial para começar.

Na verdade, o que chamamos de placa é uma peça embutida no interior dos processadores, deixando a cargo o processamento gráfico do computador nas mãos diretamente da CPU.

No mercado, atualmente, conseguimos encontrar duas marcas que produzem esse tipo de placa, que são a INTEL e a AMD.

Placas dedicadas

Nesses casos são peças voltadas apenas para exercer a função do processamento gráfico dos computadores, por isso acabam sendo mais potentes e ideais para o público gamer e profissionais de edição de vídeo.

Podemos associar essa peça a um microcomputador dentro do seu computador. No mercado, as placas dedicadas mais disputadas são a Nvidia, Quaddro, Geforce, AMD, etc. Dentro das placas dedicadas, encontramos 2 opções no mercado:

 – Gamers: São modelos mais capacitados que as placas embutidas e que se dedicam exclusivamente ao processamento gráfico, ou seja, sua finalidade é a de rodar jogos com tranquilidade.

 – Profissionais: São modelos mais robustos que são capacitados para trabalhar com grandes e pesadas manipulações de software de edição de vídeo.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados