Entenda tudo sobre curadoria de conteúdos | Public Online

Sem categoria

Entenda tudo sobre curadoria de conteúdos

Avatar

Victor Pacheco

|

27/05/2022

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

É chegada a hora de montar o conteúdo exclusivo para a sua empresa, site ou projeto, porém diversas dúvidas passam na cabeça do criador. E muitas dificuldades podem aparecer no decorrer da criação das artes, vídeos, ensaios e até clipes.

 

Os melhores momentos da criação de conteúdos são diariamente estudados e analisados por diversos profissionais que prestam o serviço de curadoria de conteúdos para as mais diferentes pessoas e empresas.

 

Quando algum meme ou situação explode nas redes sociais ou “cai no gosto do público”, é comum que diversos empreendedores se aproveitem desses momentos para criar artes e ações de marketing para abocanhar uma parcela daquele sucesso.

 

Isso é extremamente válido e comum nos dias de hoje, afinal quem não é visto não é lembrado. Contudo, não é toda empresa que dispõe desses momentos e as variedades de segmentos podem fazer uma ação cômica ter efeitos desastrosos na imagem da marca.

 

Uma gráfica para impressão de apostilas é responsável unicamente pela qualidade da impressão do material. A arte é criada pelos designers e os textos pelos criadores da apostila. Se o desenvolvedor do conteúdo quiser fazer artes, pode criar algo desastroso.

 

Do mesmo modo, se uma designer interferir no conteúdo a ser debatido, pode pegar mal frente aos clientes dos desenvolvedores. Tudo é uma questão de saber atuar no que você é bom e necessariamente não interferir naquilo que você ainda não detém conhecimento.

 

Infelizmente muitas pessoas caem no erro de enxergar as redes sociais como algo palpável a todos, mas isso é um forte engano quando o assunto é criação de conteúdos variados capazes de engajar uma marca.

 

Uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho foca unicamente em garantir que seus clientes não sofram acidentes. Uma curadoria de conteúdos evita que empreendimentos cometam gafes ou não sejam notados nas redes sociais.

Por que contratar uma curadoria de conteúdos?

Você provavelmente já deve ter visto alguma entrevista coletiva de um atleta famoso. Mesmo que de longe e fora das câmeras, existem diversos assessores de imprensa acompanhando as perguntas que serão feitas pelos jornalistas.

 

O objetivo desse cuidado é blindar os jogadores de algo que possa afetar diretamente a imagem deles e necessariamente alguma resposta fora de ordem ou mal compreendida é altamente prejudicial a ela.

 

Existem diversos casos e poderíamos ficar o dia todo falando por aqui, mas o foco é compreender que do mesmo modo que a curadoria protege, ela também alavanca. Basta voltar ao mesmo exemplo dos atletas.

 

Provavelmente você já deve ter notado que alguns deles têm perfis diferentes, mas as respostas costumam ser sempre as mesmas. Se o atleta for mais despojado e isso for aceito de forma positiva, ele costuma sempre fazer declarações jocosas e polêmicas.

 

Isso tudo faz parte da curadoria dos atletas para criar uma imagem na mente das pessoas sobre ele. Isso serve para empresas de manutenção elétrica industrial, jogadores de futebol e até e-commerces novos que estão sendo criados.


Tempo é dinheiro e muitas vezes investir um valor na curadoria de conteúdos é bem mais eficaz do que o tempo produtivo de muitas empresas focadas em desenvolver projetos para as redes sociais sem sucesso.

 

Saber o que fazer e como fazer é o diferencial em andar em círculos ou alçar voos mais altos. Diversas empresas ao redor do globo acabam necessariamente investindo de forma errada ou estão aprendendo ainda as ferramentas que envolvem a criação de conteúdo.

 

Ou demoram muito para produzir algo e perdem o prazo, ou simplesmente acabam não aproveitando a chance de alavancar os gráficos de acesso de seus sites e redes sociais. Imagine investir em um climatizador e umidificador industrial e não dar certo?

 

Ficaríamos irritados com o resultado, mas é incrível como esquecemos que o tempo perdido em ações fracassadas prejudica o valor final lucrado nas ações. A curadoria ajuda intrinsecamente em todos esses processos e por isso é tão bem vista no mercado.

Pequenas e grandes empresas já usam

Grandes empresas brasileiras e internacionais utilizam da curadoria para cuidar de suas ações, e isso não significa que o preço para elas é inacessível, pelo contrário, cada vez maiores e menores agências buscam empreendedores focados em serem grandes.


O entendimento dessas agências é de que pequenas e microempresas podem oferecer lucros constantes em troca de um serviço desafiador capaz de gerar nome a elas, afinal quem não quer ser curador de uma empresa com enorme potencial?

 

As variantes são muitas, mas necessariamente fazer parte desse time de negócios com curadores faz parte do seleto grupo que compreendeu que não dá para fazer tudo sozinho, mas existe necessariamente a compreensão de que unidos somos mais fortes.

 

Ser forte depende de uma escolha. Saber se existe conhecimento interno capaz de realizar diversas ações de marketing de conteúdo atrelado às estratégias que mudam constantemente, ou buscar por auxílio profissional e qualificado.

 

Assim como grandes lotes trabalham com uma empresa de administração de condomínios comerciais, você pode buscar por uma curadoria de conteúdos capaz de unificar os esforços internos da sua marca e construir um conhecimento para você.

 

Essas empresas trabalham sob a pressão de terem sucesso no que fazem. Não é um ramo que aceita falhas. Se os clientes não enxergarem o resultado, logo param de utilizar seus serviços, por isso o sucesso é quase.

Como fazer curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é realizada de forma com uma mão de obra temporária e terceirização ou manualmente, mas basicamente consiste em fazer uma pesquisa de campo sobre conteúdos que o seu público-alvo consome.

 

Existem diversas formas e estratégias de montar sua curadoria, e até aqui falamos de proteger a imagem da sua empresa e buscar por ajuda externa, mas também é possível fazer isso por sua conta e risco. Veja algumas ações:

 

  • Redes sociais como Twitter, Facebook, Tik Tok e Instagram;
  • Conteúdos de relevância como textos, artigos, blogs e emails;
  • Organizar e armazenar todos os conteúdos relevantes;
  • Localizar seu ranking nos mecanismos de busca.

 

Essas ações podem ser feitas por diversas ferramentas online, sejam gratuitas ou pagas. Você terá de localizar aquelas que melhor se encaixam com a sua estratégia e os seus objetivos.

 

O mais relevante disso tudo é construir um conhecimento que será adquirido com muita pesquisa, logo, entenda que se trata de um processo exaustivo e disciplinar, afinal reunir informações erradas podem prejudicar diretamente nas ações e decisões tomadas.

 

As redes sociais, por exemplo, são locais onde milhões de conteúdos estão expostos das mais variadas formas. Como utilizá-los? Tudo isso depende da sua estratégia. Uma assessoria contábil empresarial usa de uma maneira já uma papelaria online de outra.

Dicas valiosas sobre a curadoria de conteúdos

Para finalizar nosso artigo, separamos algumas dicas valiosas que você pode usar para montar sua curadoria de conteúdos. Segundo dados recentes, a cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados no mundo todo e 600 vídeos são postados no YouTube.

 

E olha que não falamos ainda das demais redes sociais como Twitter e Tik Tok. Por isso é necessário compreender o que você deve ou não fazer para não perder muito tempo na construção dessa curadoria. Vamos às dicas.

Seja compacto e objetivo

É o momento de buscar aquilo que seu público gosta. Provavelmente você terá uma longa lista de conteúdos e pontos a serem analisados, mas tenha calma. Busque diretrizes que essencialmente refletem o interesse do seu público e evite cair em planilhas sem fim.

 

Você precisa entender o perfil dos clientes, e não a história de vida deles. Existe diferença nisso. De todo o modo, é um trabalho longo e cansativo, mas essa dica te ajudará a diminuí-lo consideravelmente.

Defina bem a persona do seu negócio 

A persona do seu negócio é a idealização do melhor cliente que sua empresa poderia ter, e defini-la da maneira que consiga concatenar a curadoria de conteúdos que serão criados futuramente.

 

Definir a persona por natureza é ter em mente um cliente que sempre estará disposto e quais as maneiras que você pode fazer para mantê-lo o máximo de tempo possível comprando de você.

 

Perder a persona do seu negócio seria como fechar as portas do seu sonhos. Ter isso bem definido pode ser o diferencial no momento de criar os conteúdos e definir a sua curadoria de forma correta. Um suporte de informática para empresas faz isso.

Confie na sua curadoria e planeje seu conteúdo

Se todo o trabalho foi realizado da maneira como ensinamos, logo você terá uma curadoria de sucesso, simples e eficaz como precisa ser, sem enfeitar muito. Com isso, basta você planejar seus conteúdos respeitando a periodicidade dos blogs, posts e etc.

 

Conteúdos de qualidade demandam bons materiais. Por isso, elabore um calendário de publicações e respeite-o à risca, pois cada minuto que passar significa fugir do plano ideal.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados