Como conquistar clientes no Marketplace através das estratégias do Marketing Digital | Public Online

Marketplace

Como conquistar clientes no Marketplace através das estratégias do Marketing Digital

Avatar

Victor Pacheco

|

08/07/2021

|

4 min de leitura

|

Voltar

4 min de leitura

O marketing digital se apoia em ferramentas diversas para surtir efeito, e no texto de hoje, falaremos sobre o marketplace, que é uma delas.

O marketplace é um domínio onde as pessoas podem encontrar uma grande variedade de produtos à venda, de várias utilidades e marcas.

É um e-commerce tradicional, com a diferença que reúne um grande número de lojistas em um endereço só.

Portanto, o objetivo deste texto é informar sobre a importância de investir em um marketplace e mostrar quais são as estratégias de estratégias de marketing digital pertinentes para esse tipo de negócio.

Por que investir em marketplace?

O marketplace é um instrumento interessante para lojistas no começo da carreira digital porque já tem toda a estrutura de atendimento disponível.

Além disso, marcar presença nessa modalidade de e-commerce é uma garantia de mais visibilidade na internet.

A plataforma recomenda ofertas de acordo com o perfil do cliente. Isso é importante para atender às necessidades do público e também te dá a possibilidade de gastar menos com campanhas de anúncios, como Instagram Ads.

Pense no marketplace como um grande centro para profissionais do seu ramo, em que as empresas presentes nele têm muito a ganhar.

Outra vantagem pontual é que a plataforma já tem layouts e recursos próprios, ou seja, você não precisa investir em um site próprio para começar a vender pela internet.

Por último, a retenção de consumidores em domínios como esse é muito alta. 

Isso significa que as pessoas gastam bastante tempo navegando, o que é sempre uma vantagem quando se fala em conquistar consumidores.

Marketing digital para marketplace: estratégias principais

Apesar das vantagens no quesito divulgação, estar presente em um marketplace não exclui a necessidade de pensar em estratégias de marketing digital.

A seguir, reunimos as principais para ter sucesso no meio virtual, acompanhe.

Escolha de canais

Escolher quais serão os canais de marketing da empresa é muito importante. O ideal é apostar naqueles que o público está mais presente.

Alguns exemplos de canais de marketing:

  • E-mail;
  • Twitter;
  • Google Ads;
  • Blog.

Destacando que as estratégias devem mudar de acordo com o canal utilizado.

SEO

O SEO é a otimização de conteúdo para motores de busca. É um conjunto de medidas que ajudam páginas a ganharem relevância nos buscadores.

Entre essas medidas, podemos citar o uso de palavras-chaves populares, produção de conteúdo 100% original e boa navegabilidade.

Preste atenção ao SEO para garantir que seu conteúdo seja visto por um grande público.

Inclusive SEO é uma boa estratégia de marketing também para afiliado, inclusive falando com Isael Oliveira ele indica também essa estratégia.

Redes sociais

As redes sociais podem ser usadas como plataformas para publicar e repercutir os produtos anunciados no marketplace.

Elas também são ferramentas fundamentais na hora de se comunicar com as pessoas interessadas no que a empresa vende.

Aproveite as funcionalidades complementares que as redes sociais oferecem. Pesquise como funciona o Facebook Ads para poder anunciar produtos nessa rede também.

Marketing de conteúdo

Junto com os anúncios, é interessante vincular conteúdos relevantes que se relacionam com as ofertas.

A ideia do marketing de conteúdo é chamar a atenção de potenciais consumidores por meio de posts informativos.

Essa estratégia pode ser aplicada em sites, blogs e redes sociais. Nos primeiros casos, não se esqueça de se preocupar com o SEO para ter um bom rankeamento.

Mídia paga

Para aumentar a audiência do seu conteúdo, você pode investir em mídia paga. Estratégias como anunciar no Google Ads comportam vários tipos de anúncios.

Entenda porque isso: usar mídia paga é interessante pela possibilidade de segmentar anúncios a partir do perfil de cliente desejado e também para acompanhar as métricas de desempenho em tempo real.

E-mail marketing

O e-mail é um dos meios de comunicação mais antigos da internet e continua sendo bastante importante. Mas no caso do marketing digital para marketplace, ele pode ser útil para direcionar ofertas para vários tipos de clientes.

Desde a pessoa que só visitou um anúncio, aquela que acabou de fazer a primeira compra até clientes assíduos, o e-mail marketing tem o potencial de solidificar o relacionamento entre marca e consumidor.

O conteúdo disponibilizado deve variar de acordo com os perfis dos clientes.

Para pessoas que visitaram anúncios, mas não concretizaram compra, é interessante mostrar a mesma oferta ou as semelhantes para convencê-los.

No caso de quem comprou uma vez, continue enviando promoções relacionadas.

Os clientes assíduos, por fim, merecem um tratamento diferenciado: pergunte o que eles acharam do produto e envie propostas personalizadas.

Conclusão

O marketing digital para marketplace aumenta as chances de conversões e lucro. São campanhas e estratégias fundamentais para se ter visibilidade na internet. Então um planejamento que integre todas as estratégias detalhadas aqui, desde a escolha dos canais até o desenvolvimento de campanhas de Instagram Ads, e maximize seus resultados.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados