Marketplace no Brasil: como o crescimento deste negócio aconteceu?

Marketplace

Marketplace no Brasil: como o crescimento deste negócio aconteceu?

Avatar

Victor Pacheco

|

12/11/2020

|

7 min de leitura

|

Voltar

7 min de leitura

Nos últimos anos, o mercado de marketplace no Brasil cresceu muito. Nos Estados Unidos e na China, a maioria das compras e contratos de serviços online foi feita por meio deste modelo de mercado. No nosso país, um movimento semelhante ocorreu recentemente, com a adesão de grandes varejistas ao modelo de mercado em questão. Alguns exemplos são “Americanas” e a “Magazine Luiza”, que seguem a tendência da empresa “Amazon” ou “Mercado Livre”.

Além disso, no setor de serviços, a situação não é exceção. Uber, Airbnb e iFood são histórias de sucesso neste segmento de marketplace no Brasil e no mundo. Ao ler o material abaixo que preparamos, você vai entender o mercado de marketplace no Brasil e o marketplace brasileiro e entender as expectativas de crescimento do ramo para você se atentar neste nicho para quem sabe um futuro empreendimento. Leia mais sobre o marketplace no Brasil:

O que é o marketplace no Brasil? 

Este mercado funciona como um shopping de modo digital. Sendo como uma plataforma online que conecta aqueles que ofertam com os que tem alguma demanda, seja sobre certos produtos ou serviços. Para aqueles que utilizam esta solução, a vantagem é que estes clientes podem comparar informações e cotações de diferentes profissionais ou produtos em um só lugar.

Para os vendedores, este mercado funciona como uma espécie diferenciada de vitrine, só que na sua forma digital. Nesta plataforma, o empreendedor pode divulgar seu trabalho para uma grande diversidade de pessoas de uma única vez. Afinal, para o marketplace no Brasil, é muito mais simples se divulgar para um público em um site que oferece várias opções de marcas, onde o cliente pode comparar seu produto ou serviço aos demais e encontrar as melhores vantagens, do que um e-commerce convencional com apenas uma marca na sua plataforma de marketplace no Brasil.

Fora cada vantagem para os vendedores e consumidores, quem é dono de uma plataforma como esta, também é contemplado com muitos benefícios. Podemos afirmar isto com certeza, pois o investimento inicial é muito pequeno, e a empresa não precisa de ações próprias, pois o empresário apenas intermedia cada transação dos serviços ou compras em questão na plataforma de marketplace no Brasil.

Mercado de marketplace no Brasil 

Conhecemos a notória ascensão deste mercado em outros países, que vem lucrando milhões com suas plataformas. E depois do grande sucesso no resto do mundo, o mercado de marketplace no Brasil também vem ganhando espaço desde o ano de 2010. Naquela época, Via Varejo e B2W, entre outros grandes grupos de comércio eletrônico tornaram-se plataformas deste modelo de negócio.

Algumas empresas que podemos exemplificar de marketplace no Brasil como “Americanas”, “Magazine Luiza” e “Extra” também permanecem em constante ascensão no mercado de marketplace no Brasil. Essas empresas tinham mais de 7.000 funcionários de vendas registrados no segundo trimestre do ano de 2017.

Descontos que podem ser oferecidos por quem possui marketplace no Brasil

Esse número aumentou em marketplace no Brasil 13,6% em relação ao trimestre anterior. Com efeito, só nestes três mercados, são 7,6 milhões de ofertas (fonte: Precifica).

Se tratando de receita, o faturamento total arrecadada pelo e-commerce no Brasil em 2017 foi de 47,7 bilhões de reais, dos quais 8,8 bilhões de reais vieram de nosso país. Com isso, a plataforma de marketplace no Brasil já responde por 20% das vendas online no país (fonte: Webshoppers 37-Ebit | Nielsen).

Segundo pesquisa da Precifica, de 2017 a 2018, a taxa de crescimento do marketplace no Brasil foi de 90,7%. Além disso, o sucesso do modelo de marketplace no Brasil não para por aí. Pesquisa da PricewaterhouseCoopers e UPS mostra que 95% das pessoas que fazem compras online no Brasil usam o marketplace brasileiro.

Tipos de Marketplace e Exemplos Brasileiros 

Há diversos modelos deste tipo de negócio, com foco em diferentes áreas de mercado. O mais comum é o modelo de venda de produto, é o caso da “Magazine Luiza”, “Americanas” e “Mercado Livre”, que já citamos mais acima. Esse tipo de negócio de marketplace no Brasil vincula a oferta e a demanda de bens de consumo, sejam eles seminovos ​​ou vindos diretamente da fábrica.

No entanto, o mercado de marketplace no Brasil baseado em serviços é um modelo em grande ascensão no marketplace brasileiro. Para empreendedores que desejam ampliar sua escala de negócios, esse tipo de empreendimento é uma excelente oportunidade. Esse tipo de mercado de marketplace no Brasil costuma usar o conceito de economia compartilhada. Sendo assim, podemos usar como exemplo de crescimento de marketplace no Brasil o GetNinjas.

Cesta sendo clicada como representação de marketplace no Brasil

Outro bom modelo que deve ser pensado é o mercado de marketplace no Brasil para realizar agendamentos, que é um mercado de nicho próspero. Isso porque a maioria dos profissionais no Brasil vem do setor de serviços e precisa de canais eficazes para divulgar seu trabalho. Esse modelo é usado com profissionais que planejam trabalhar com horários a partir de agendamentos. Por exemplo, existem plataformas de marketplace no Brasil para psicólogos, professores particulares e médicos. Doctoralia e Superprof são algumas plataformas de marketplace no Brasil com este modelo.

O mercado de aluguel é ainda outra opção. Neste modelo, o aluguel pode ser fornecido para espaço ocioso, como um escritório ou local de reunião. Embora o Airbnb não seja um marketplace no Brasil, ele tem uma forte influência no Brasil, mas usa este tipo de mercado para contatar hospedeiros e hóspedes de uma forma simplificada e mais em conta.

Anunciar em um Marketplace x Criar um Marketplace 

Grande parte dos empresários não têm certeza se devem abrir o mercado ou vender no mercado existente. Não existe uma resposta correta, pois ela irá variar de acordo com seus objetivos profissionais.

Se você tem uma loja física e deseja aumentar as vendas online, deve vender no mercado de marketplace no Brasil. Além disso, a solução também é indicada para profissionais de atendimento autônomo que desejam conquistar mais clientes divulgando seu trabalho no mercado de serviços.

No entanto, se você deseja ter um negócio verdadeiramente escalonável com grande potencial de expansão, deve criar sua própria plataforma de marketplace no Brasil. Essa opção é indicada para profissionais que já possuem mais experiência no mercado, bons contatos e que desejam construir produtos em grande escala que possam afetar positivamente a vida das pessoas.

Como escolher a melhor plataforma para tirar minha ideia do papel?

Depois de entender tudo o que precisa sobre o mercado de o marketplace brasileiro, é hora de finalmente fazer a escolha para que sua empresa seja aberta o quanto antes. Importante ressaltar que o principal fator de escolha deve ser a facilidade e simplicidade ao se usar a plataforma. Isso porque se o cadastro de produtos, serviços ou oportunidades for muito complexo aos olhos daqueles que utilizam o marketplace, você não terá parceiros e, consequentemente, não terá um negócio lucrativo.

Além disso, opte por uma plataforma que não fique sobrecarregada devido a muitos acessos ou apresente erros que impactem a experiência do usuário. Quando sua loja virtual começar a fazer sucesso e isso se tornar algo constante, seu site não pode ficar fora do ar durante nenhum momento se quer. Para isso não acontecer, faça todos os testes necessários antes de colocar a plataforma de marketplace no Brasil no ar.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual tipo de plataforma para marketplace escolher, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um time de especialistas que entende do assunto. Assim, você consegue apoio para executar sua ideia da melhor forma sem deixar a qualidade de lado.

Quer ajuda para abrir um marketplace no Brasil? Entre em contato conosco agora mesmo!

Agora que você já sabe mais sobre este tipo de negócio, é hora de tirar todas as ideias do papel e passar a ter um lucro cada vez maior. Ainda não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo, pois podemos lhe ajudar a desenvolver uma assertiva plataforma de marketplace no Brasil.

Logo depois de entrar em contato conosco, basta nos fornecer maiores informações sobre o que você deseja executar e iremos lhe enviar uma proposta comercial personalizada. Em seguida, após o fechamento de negócio com a Public Online, é hora de finalmente colocar sua ideia em prática.

Pessoa que realizou uma compra em um marketplace no Brasil, fazendo isso pelo celular

Conte conosco para receber apoio na hora de abrir sua plataforma de marketplace no Brasil e demais assuntos técnicos! Agende uma reunião com nossos especialistas agora mesmo e não perca tempo.

Gostou do conteúdo acima? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre vendas na internet. Estamos no Facebook e Instagram. Também não deixe de acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem impactar seu dia a dia.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados