O poder dos influencers no marketing digital | Public Online

Empreendedorismo

O poder dos influencers no marketing digital

Avatar

Victor Pacheco

|

24/10/2022

|

3 min de leitura

|

Voltar

3 min de leitura

Entenda porque os influenciadores digitais são importantes para as estratégias de comunicação das marcas

Provavelmente você conhece e até acompanha um influenciador digital. Quem está familiarizado com redes sociais e consome conteúdos por meio dessa mídia, pode até já ter aproveitados os descontos de influencers na hora de fazer compras online.

As figuras dos influenciadores digitais cresceram com as redes sociais e a expansão do uso da tecnologia como meio de comunicação, consumo de informações, notícias  e criação de tendências.

O que são influencers digitais?

São chamados de influenciadores digitais aquelas pessoas que têm um alcance considerável nas redes sociais, produzindo conteúdos e trazendo para as pessoas informações relevantes sobre temas variados.

Também conhecidos como creators, a principal estratégia utilizada para atrair um público engajado e fiel, é por meio do desenvolvimento de conteúdos.

No Brasil, há uma verdadeira indústria de influenciadores que se tornaram grandes personalidades e empresários de sucesso. Podemos citar, por exemplo, figuras como Whindersson Nunes, Camila Coutinho, Camila Coelho e Manu Gavassi.

Essas pessoas, por meio dos seus conteúdos, oferecem entretenimento e informações sobre temas de interesse do público consumidor.

Essa relevância dentro dos mercados em que atuam faz com que elas influenciem e impactem os consumidores. Por isso, as marcas enxergam uma ferramenta poderosa nestas pessoas para aumentar as suas vendas.

 

Por que eles são importantes nas estratégias de marketing de empresas?

Antes da ascensão das redes sociais, os artistas e profissionais que se destacavam no cenário artístico eram convidados pelas marcas para realizar campanhas publicitárias.

Esses artistas marcaram presença na televisão, principalmente em novelas e por isso estavam “presentes” na casa dos consumidores quase diariamente. Por isso, eram figuras que tinham um impacto na mente das pessoas e serviam como “garotos propaganda” ideais dentro daquele cenário.

Desde que a internet começou a crescer e surgiram as figuras dos influenciadores digitais, esse cenário sofreu mudanças. Hoje, as pessoas escolhem acompanhar o trabalho de outras pessoas nas mídias sociais.

Esses influenciadores, diferentes daqueles profissionais que atuavam especificamente com produção de arte, têm uma influência em determinados nichos de mercado.

Há, por exemplo, aqueles que atuam no segmento de maquiagem e tem um público em uma faixa etária mais específica. Outros, atuam com investimentos e assim chamam atenção de outro nicho da população e assim sucessivamente.

Com isso, as marcas têm a possibilidade de contratar esses influenciadores e aplicar estratégias de marketing de influência. Os consumidores, que acompanham aquele influenciador digital e confiam nas suas opiniões, têm mais chances de se interessar por um produto que é indicado por ele.

Neste sentido, as marcas aproveitam a credibilidade, o foco em nichos específicos e o fato de estarmos em um contexto no qual os consumidores estão cada vez mais exigentes, para investir em divulgação diretamente nas redes sociais desses influenciadores.

Os influenciadores são contratados e podem fazer anúncio direto, realizar reviews de produtos, vídeos de unboxing, entre outros.

Como os influencers são escolhidos pelas marcas?

Antes de escolher um influenciador digital, as marcas precisam conhecer o seu produto e o público-alvo que desejam alcançar por meio da estratégia de marketing de influência.

A partir daí, devem fazer uma pesquisa de mercado, buscando influenciadores que estejam alinhados com os propósitos e a comunicação da marca e que compartilhem o mesmo público.

Empresas menores e negócios que atuam localmente, devem investir em influenciadores locais, geralmente são pessoas que têm uma influência digital em uma região específica.

Em pequenas cidades, por exemplo, é comum que as lojas, supermercados e estabelecimentos comerciais contratem influenciadores da cidade para divulgar os seus produtos e serviços.

A tendência é que o marketing de influência continue desempenhando um papel importante na comunicação digital e nas estratégias de divulgação de marcas e serviços de empresas de diferentes segmentos e portes de atuação.

Com uma boa estratégia e foco em oferecer qualidade aos consumidores, o resultado contempla consumidores satisfeitos, influenciadores com sua credibilidade aumentada e marcas ampliando a sua participação no mercado.

 

 

 

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados