O que é social commerce? - [GUIA COMPLETO] - Public Online

Sem categoria

O que é social commerce?

Avatar

Victor Pacheco

|

26/04/2022

|

7 min de leitura

|

Voltar

7 min de leitura

Umas das profissões que mais crescem no mercado é o Social Commerce. Utilizada praticamente todos os dias pelos usuários da internet, o social commerce é um estrategista que intensifica as relações do trabalho com o público-alvo, por isso é tão importante.

 

É interessante pensar que essa profissão surgiu com o advento das redes sociais, que tomaram o cotidiano das pessoas. Estamos falando de um solo muito fértil para desenvolver campanhas de marketing digital e outras estratégias de marketing.

 

As redes sociais, por sua vez, são plataformas onde o social commerce surgiu, visto que muitas pessoas utilizam o Facebook e o Instagram para saber mais sobre uma determinada marca.

 

Saber sobre uma empresa é algo essencial nos dias de hoje para a realização de uma compra pela internet. Não é à toa que todos já se acostumaram a um balão publicitário que possa surgir dentro de uma rede social ou site empresarial.

 

O objetivo do social commerce é justamente construir uma relação direta entre empresa e cliente para obter melhores resultados.

 

De acordo com a pesquisa levantada pela PwC Brasil, a busca dos clientes por informações da empresa e as avaliações são responsáveis por decidir a compra de cerca de 77% dos consumidores.

 

Existem diversos fatores importantíssimos para a construção de um social commerce de qualidade. A atuação da construção da relação com o cliente é realizada dentro das seguintes esferas:

 

  • Atendimento;
  • Sanar os problemas e necessidades;
  • Fazer com que a compra demore menos tempo;
  • Buscar maneiras de fidelizar o cliente.

 

Note que desde o atendimento até o pós-compra são realizadas ações de gestão do consumidor. Quantas empresas perdem clientes devido a ausência de um bom atendimento?

 

Quantas empresas perdem clientes por não saber lidar com problemas e não identificar as necessidades que o consumidor trás consigo? O social commerce identifica cada um desses aspectos e cria soluções.

Quais as vantagens do social commerce?

A experiência da compra é tão importante quanto a venda. Não adianta uma empresa vender um produto se o cliente teve um enorme trabalho para conseguir finalizá-la. E as redes sociais são de extrema relevância dentro desse processo.

 

Assim como uma empresa de cracha visa criar uma identificação das pessoas que circulam em um ambiente empresarial, o Twitter é usado por muitas pessoas como uma forma de ficar por dentro das principais novidades do mundo.

 

Grandes redações, por exemplo, utilizam do Twitter para buscar atualizações oficiais de órgãos federativos, autoridades e até empresas que dispõem de comunicados oficiais. Foi-se o tempo onde os releases eram distribuídos somente aos assessores de imprensa.

 

Atualmente, qualquer pessoa pode verificar as atualizações das empresas e comunicados oficiais perante uma mudança ou ocorrido que envolva a imagem da marca.

 

O ano de 2020 foi onde as compras feitas através das redes sociais aumentaram de 22% para 34%, de acordo com a pesquisa levantada pela NuvemCommerce. É possível tirar desse dado que as compras nas redes sociais são uma tendência impossível de ignorar.

 

Aliado a realidade que trazemos antes, o consumidor busca por empresas que detém essa organização como uma espécie de controlador de acesso. Principalmente no momento de realizar compras de grande relevância.

 

Não esqueça que a internet é palco de vários tipos de venda, desde um até outros segmentos. Para muitas pessoas, principalmente as que nasceram a partir de meados dos anos 1990, é o melhor local para realizar suas compras.

 

Quando o social commerce é aplicado em uma loja virtual, uma das vantagens dessa ação é estreitar melhor a relação com os consumidores, dessa forma os gestores criam consciência sobre as necessidades e anseios do consumidor perante o segmento da empresa.

 

A segunda grande vantagem é a credibilidade. Sabe-se que o ser humano sempre visa a busca de um padrão em tudo que ele realiza, como uma fabrica de embalagens que procura sintetizar qualidade com custo em seus trabalhos.

 

O comprador online busca por empresas que conseguem dar a ele qualidade de serviço, custo de aquisição e, é claro, a qualidade do produto. Quando existe uma estrutura construída pelo social commerce é mais fácil obter esses resultados.

 

A busca por essa confiança deve-se ao alto número de fraudes digitais. Portanto, construir um espaço de confiança e transparência onde os próprios consumidores expõe suas avaliações é essencial. Isso tudo gera confiança e autoridade na empresa.

 

A ideia é construir uma espécie de sistema de automação comercial só que nas redes sociais e site empresarial. A empresa deseja construir esse acesso à informação com o consumidor para gerar todos esses benefícios já citados acima.

 

Vale ressaltar que já não se trata de um investimento de destaque, mas uma obrigatoriedade. As empresas que não aplicam os métodos que citaremos a seguir, tendem a ser engolidas por concorrentes que aplicam. É a nova realidade do mundo digital.

Como aplicar o social commerce?

Você já sabe a importância do social commerce e as vantagens de tê-lo dentro da sua empresa, agora vejamos as melhores formas de aplicar o social commerce no seu e-commerce. Você verá que não são ações difíceis, mas trabalhosas.

 

Em geral, você levará mais tempo construindo tudo para manter a constância e a qualidade do que quebrando a cabeça em como fazer cada uma delas. É o mesmo com empresas que prestam assessoria em segurança do trabalho.

Conteúdos que o público-alvo consome

Quem não é visto não é lembrado. Essa curta frase expõe a maneira como os algoritmos das redes sociais trabalham. É preciso se atentar a real necessidade dos consumidores, por isso, construa redes sociais movimentadas com atualizações diárias.

 

Cada rede social funciona de maneira diferente e cada público reage às redes sociais de formas diferentes. Existem empresas super engajadas no Instagram sem qualquer acesso no TikTok, isso vai depender muito do conteúdo e da receptividade do cliente.


Crie conteúdos para o seu público, afinal serão eles a construir uma identidade com você. Tenha equipes para lidar com cada uma delas e interaja nos comentários. Você precisa ser visto, o consumidor precisa lembrar da sua empresa.

Permita a avaliação da sua loja

Quem não deve, não teme. Se a sua empresa realiza um bom trabalho, é normal as pessoas elogiarem. O mesmo ocorre ao contrário. Se a empresa estiver realizando alguma tarefa errada, é direito do consumidor reclamar e buscar resolvê-lo.

 

Criar essa interatividade gera transparência e consequentemente aumenta o acesso da empresa. A internet deve proporcionar liberdade para o consumidor e a prática de avaliar sites já faz parte dessa realidade.

 

Com as avaliações positivas os gestores sabem que está indo tudo certo e as negativas podem ser rapidamente identificadas e resolvidas, o objetivo é evitar a perda de clientes sem sequer saber o motivo que causou tal.

 

Todas as avaliações são salvas na implantação de servidores da empresa e podem ser utilizadas para melhorar os processos ou modificar algo que não está dando certo. Só existe vantagem, por isso, não deixe de criar esse espaço para avaliação do usuário.

Lojas digitais e integradas 

A jornada de compra do cliente é o tempo e esforço que ele leva para realizar uma compra. Imagine um consumidor que está no ônibus lotado voltando para casa e pega o celular. Nesse momento ele vê um produto de interesse e deseja realizar a compra.


Esse consumidor não está confortável fisicamente, portanto, o gatilho para realizar a compra será dado pela facilidade de finalizá-la. Se ele viu o anúncio em uma rede social com um botão simples de compra, é bem possível que ela seja concretizada.

 

Agora, se esse consumidor tiver dificuldades para encontrar o canal de vendas, o gatilho da compra pode ser perdido e quando ele retornar em um momento mais confortável, o consumidor pode ter pensado duas vezes e desistido de efetuá-la.

 

Crie facilidades para o consumidor por meio de botões de compra fácil integrados a loja da empresa e as redes sociais. Se preciso, busque um fornecedor de software ou consulte a aba de ajudas das redes sociais para saber como aplicar. 

Não perca as novidades

Estar atento às novidades do mercado é essencial para a construção de uma empresa moderna e atualizada. A concorrência é sempre um parâmetro para saber se sua loja está de acordo com os anseios do consumidor.

 

Busque também fazer enquetes e perguntas para o consumidor por meio do seu canal para saber identificar o que está faltando. Geralmente, as novidades acabam surgindo fora do país, portanto tente monitorar também as empresas estrangeiras.

 

Elas não necessariamente são suas concorrentes, mas sempre criam ideias interessantes que caem facilmente no gosto popular. Basta ver as músicas, filmes e diversos produtos que as pessoas consomem diariamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados