Por que desenvolver um chatbot para sua empresa? - Public Online

Marketplace

Por que desenvolver um chatbot para sua empresa?

Avatar

Victor Pacheco

|

05/11/2021

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Quem trabalha com a administração de um negócio atualmente precisa estar constantemente atualizado com as novas ferramentas disponíveis no mercado, como o uso das redes sociais, aplicativos, chatbot, além de outras tecnologias disponíveis.

E isso não se resume a empresas do ramo da tecnologia, como desenvolvedores de celulares ou a disponibilização de cursos na modalidade online. As ferramentas digitais também estão disponíveis para qualquer mercado que tem alguma presença na internet.

Como um supermercado, que trabalha com cupons de descontos variados disponíveis em seus aplicativos, além de outros setores que trabalham com a comunicação com o seu público através das redes sociais adotadas por tal companhia.

E muito disso se faz pela própria adoção cada vez maior do público em relação aos ambientes digitais, pesquisando por cursos técnicos preço, e em alguns casos até mesmo com a compra e execução desses serviços, diretamente por meio das plataformas digitais.

Para as empresas, se posicionar na internet é uma forma de conquistar com maior intensidade a sua relação com os clientes, indo ao encontro de sua audiência através de uma plataforma de comum acesso entre o público e o mercado.

Através desses cenários digitais, as empresas conseguem encontrar novas possibilidades de fomentar essa comunicação, por mais das ferramentas disponíveis e com o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para cada tipo de mercado.

Como um serviço de importação aérea, que pode informar em seu site a situação atual da entrega contratada, por meio de um código de rastreamento disponibilizado pela empresa de entregas, ou com o cálculo de frete por uma loja de roupas que opera a nível nacional.

Ou seja, muitas são as possibilidades que o mercado pode trabalhar com o auxílio da internet, aprimorando as suas atividades comerciais, assim como otimizando a sua aproximação com o público fidelizado e a nova audiência a ser alcançada.

Dentro desse cenário de tecnologias, uma em específico vem se alastrando pelos mais diversos tipos de mercados, que é o uso dos chatbots. Contudo, antes de adotá-lo, é importante conhecer seus benefícios e no que ele se constitui.

 

Como funciona um chatbot

 

Para compreender a função de um chatbot não é preciso ir tão longe, já que a sua constituição está presente de forma direta em seu nome, unindo os termos chat (conversa informal em inglês) com a palavra bot (expressão em inglês usada em relação aos robôs).

Logo, um chatbot pode ser visto como um robô que fala, o que parece ser uma simplificação da utilização dessas ferramentas, mas não deixa de ser um forma prática de entender a sua aplicação, sendo essa a sua principal função.

Agora, para entender de fato o seu funcionamento em termos técnicos, é importante conhecer os conceitos relacionados à Inteligência Artificial, muito referenciado nos espaços de tecnologia pela sigla AI (Artificial Intelligence).

Uma concepção que pode ser utilizada na confecção de um projeto de sistema de combate a incêndio, como em uma aplicação de comunicação entre os usuários, como o que acontece com os citados chatbots.

Um sistema no qual os computadores estudam as informações recebidas de forma a desenvolver melhor as suas aplicações, de acordo com o propósito dos seus programadores, como na conversa com clientes ou no encontro de melhores soluções.

Logo, por mais avançado que esses sistemas se apresentem, é preciso para uma companhia que trabalha com alguns desses programas de IA ter uma equipe de funcionários habilitados ao tema, sendo, inclusive, uma área que vem crescendo bastante.

E sendo uma aplicação de inteligência artificial, os chatbots trabalham com esse mesmo tipo de funcionalidade. É preciso alimentá-los de forma frequente, para que eles possam trabalhar com um sistema amplo de possibilidade, como no atendimento ao público.

Por isso, um chatbot não substitui o trabalho de um atendente humano, ao menos não por completo, com essas tecnologias apresentando as respostas adequadas para um conjunto específico de perguntas.

Como alguém que questione para uma empresa de tecnologia sobre a locação de notebook SP preço, com esses chats específicos analisando o seu banco de dados e respondendo nesse caso com o valor desse serviço na região denominada.

E esse é apenas um dos exemplos sobre o uso de um chatbot em sua companhia.

 

A importância de um chatbot para sua empresa

 

Assim como a maioria das tecnologias que são aplicadas ao mercado, a utilização de um chatbot se expande por causa das possibilidades que eles podem trazer aos mais diversos segmentos disponíveis, tendo ou não uma conexão direta com o mercado tecnológico.

Essa ferramenta trabalha com o encontro de melhores soluções para a sua companhia em termos de comunicação. Facilitando não apenas a vida das empresas, com a possibilidade de reduzir os seus gastos operacionais, mas também com a relação com o público.

Afinal, a função de qualquer mercado, de uma rede de joalherias a um escritório de consultoria contábil, é atender o seu público da melhor maneira possível, sendo justamente o que faz um chatbot, trazendo diversas soluções aos usuários, tais como:

 

  • Responder dúvidas do público;
  • Marcar consultas e agendar encontros;
  • Realizar vendas;
  • Agilizar os serviços de atendimento.

 

Um conjunto variado de possibilidades, que se amplificam de acordo com o avanço das tecnologias relacionadas, sendo possível hoje transferir para o digital diversas atividades que antes eram exclusivas do modelo tradicional, como realizar uma compra no mercado.

Os chatbots são grandes parceiros nesse sentido, sendo possível para uma companhia melhorar a forma com a qual se conecta com os seus usuários e potenciais clientes, tendo como base as informações recolhidas nestes atendimentos virtuais.

E quanto melhor for o conhecimento da sua companhia sobre os interesses e hábitos de consumo da sua audiência almejadas, melhor será a sua performance nesse sentido, a partir de uma atualização constante desses robôs usados nos métodos de contato.

Sendo essa apenas uma entre as diversas oportunidades comerciais trazidas por essas ferramentas de comunicação.

 

 

5 motivos para adotar esse serviço em seu negócio

 

Diversos são os benefícios a serem conquistados com adoção de um chatbot aos seus serviços de comunicação nas redes, mas para quem ainda se sente receoso em colocar o principal meio de contato da sua empresa nas mãos de um robô, seguem alguns benefícios:

 

1.     Custo financeiro

Desde a revolução industrial o mercado encontra-se em um contínuo processo de modernização das suas atividades, com a implementação de máquinas que aprimoram ou até substituem a força de trabalho humana, principalmente em atividade de alto risco.

Isso acaba por resultar também em um melhor controle financeiro, com tal maquinário realizando um trabalho frequente em quantidades maiores que um ser humano conseguiria de forma manual, trazendo assim lucros maiores para essas empresas.

Como no que acontece com uma fábrica que confecciona camisa polo uniforme em grande escala. O mesmo ocorre com os meios de comunicação, com os chatbots facilitando às empresas abrirem contato com diversos usuários ao mesmo tempo.

 

2.     Custo benefício

Não se pode negar que a aplicação de qualquer ferramenta tecnológica, principalmente para uma empresa que não possui familiaridade com esse tipo de tecnologia, pode acabar sendo representado por um alto valor de implementação.

Pois além dos custos com tais programas, ainda é preciso contratar pessoas que saibam operar e fazer manutenção desses softwares. Contudo, os benefícios comerciais citados no tópico anterior provam como essa é uma atividade de bom custo-benefício ao seu negócio.

 

3.     Praticidade

Os chatbots funcionam também por serem objetos bem práticos para as empresas e para o público, que contam com uma interface intuitiva, muitas vezes adotando um nome específico, capaz de responder a suas dúvidas direto do seu aparelho celular.

 

4.     Otimização do tempo

Tempo é dinheiro. Um conceito tradicional do mercado, que rege as atividades de uma consultoria para planejamento estratégico, assim como uma produção de bolo, no qual quanto mais rápido o cliente for atendido, melhor será sua relação com a empresa.

Os chatbots facilitam isso respondendo de forma rápida os seus usuários. Inclusive fora do chamado horário comercial, adequando-se não apenas aos horários da empresa, como também ao tempo disponível entre os seus clientes.

 

5.     Fidelização do público

E quanto mais rápido um cliente for atendido, maior será a possibilidade dele se encontrar satisfeito com os serviços de uma empresa, tornando-se assim um cliente fiel.

O mesmo valendo para possíveis consumidores, que encontram no tempo de atendimento de um assessoria trabalhista como um tópico importante no que se relaciona com a sua decisão de contar os seus serviços ou de algum concorrente.

 

Considerações finais

 

A partir desses motivos citados, é fácil compreender a ampliação das empresas que contam com um chatbot entre os seus serviços de atendimento. Mas para quem ainda tem dúvidas, vale notar uma característica específica dessas ferramentas: a disponibilidade.

Normalmente, uma empresa precisa fechar aos finais de semana, em datas festivas ou em horários específicos. Já um chatbot, assim como a internet em si, pode trabalhar por diversas horas seguidas, no modelo de 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Respondendo assim aos anseios do seu público a qualquer momento, fortalecendo a relação entre as empresas e a sua audiência, e por consequência à isso, o seu potencial comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados