Shopping virtual: investir neste negócio investir é uma boa ideia?

Marketplace

Shopping virtual: investir neste negócio investir é uma boa ideia?

Avatar

Victor Pacheco

|

13/11/2020

|

7 min de leitura

|

Voltar

7 min de leitura

O shopping virtual, também conhecido como Marketplace, é um modelo de negócio cada vez maior no Brasil. Vem aumentando muito as pesquisas sobre este tipo de negócio, assim como shop virtual brasil, shopping virtual exemplos.

Pontos de lojas físicas e grandes shoppings têm a oportunidade de aumentar de maneira significante a porcentagem de suas vendas com a implementação de novos canais online.

Se você já presenciou a experiência de trabalhar em um shopping center físico, deve usar sua experiência e relacionamento com diversos lojistas em várias áreas para criar um negócio como este? De uma vez por todas neste novo terreno de modelo de negócio. Mas se é a melhor opção, por onde começar?

Sabemos que dar início a um novo negócio como o shopping virtual parece difícil, principalmente quando falamos em criação e inovação de tecnologia de mercado, pois este modelo envolve muitas lojas e empresários com diferentes experiências e diferentes níveis de informação. No entanto, prometemos que é um investimento possível e vale muito o empenho neste ramo!

Mas como funciona o processo de desenvolvimento de um negócio como este?

Na verdade, o processo em si de desenvolvimento acaba sendo muito mais simples do que todo o processo e as etapas que são envolvidas no modelo de negócio físico. Para quem não tem experiência neste universo virtual, este é um ambiente desconhecido, o que parece complicar cada etapa para este nicho de pessoas.

Portanto, neste caso é fundamental permitir que os seus clientes que irão oferecer seus serviços ou produtos em seu shopping virtual participem do projeto e que entendam plenamente os benefícios de participar deste projeto e se animem para fazer parte do negócio.

A seguir, mostraremos para você algumas dicas legais para você criar uma base e assim montar seu próprio shopping virtual. Com certeza, depois de ler estas informações você estará mais preparado para abrir uma empresa como este terá muito mais intimidade com o assunto, conhecendo alguns aspectos.

Dica número 1 para seu shopping virtual: A conscientização amplia os negócios 

Na primeira etapa da preparação para tirar sua ideia do papel, é preciso mostrar as vantagens do ambiente digital aos varejistas em centros comerciais físicos. Os lojistas devem compreender que o consumidor de seus produtos, na maioria das vezes fazem um papel de pesquisa multicanal e percorre diversos meios (lojas físicas, internet, redes sociais) para que assim possa escolher o melhor preço e por fim fazer a compra que lhe aparentar mais vantajosa.

Exemplo de shopping virtual

Normalmente, eles experimentam produtos em lojas físicas e finalizam pedidos em lojas online e ou então o contrário disso, no entanto o shopping virtual reúne opções, oferecendo a pesquisa que o consumidor tanto deseja.

  • O shopping virtual, ou também conhecido como marketplace, pode trazer de volta o seu consumidor. Levá-lo até a loja em questão ou atrair novos clientes para descobrir a loja enquanto navega no ambiente virtual.
  • Com o auxílio da tecnologia, que fica responsável por facilitar a busca por produtos ou então serviços, os clientes podem eventualmente encontrar outra oferta em outra loja do mesmo shopping virtual. Mas, como o gerenciador, você continuará ganhando uma porcentagem dessa venda de qualquer forma, o que é uma grande vantagem.

É muito importante reunir dados relevantes sobre coisas que se relacionam com o mercado de shopping virtual, como o número de ascensão das compras online nos últimos anos. Mostre estatísticas e prove por A+B que o shopping virtual com certeza levará mais vantagens aos vendedores do que eles imaginam. Assim você terá o início de um vínculo de confiança, o que irá ajudar muito no desenvolvimento da sua plataforma de shopping virtual.

Dica número 2 para seu shopping virtual: O poder de uma boa marca

Fora a conscientização sobre o mercado de shopping virtual, você deve demonstrar cada uma das vantagens da posição do varejista na Internet, e é necessário enfatizar a importância de integrar vários projetos de e-commerce.

É fundamental se apresentar com uma marca forte e mostrar aos seus futuros clientes que podem atender o público como no mundo real, ou então de uma maneira ainda mais prática e eficiente. Indique como isso trará credibilidade para a marca dele e seus produtos ou então serviços. Outra vantagem para os clientes que utilizarão sua plataforma de shopping virtual para oferecer seus produtos ou serviços, é que eles possuem uma estrutura montada que pode ser utilizada de imediato.

Dica número 3: A tecnologia para o shopping virtual 

Quando há muitas lojas que desejam fazer parte do seu shopping virtual, é hora de escolher a melhor tecnologia do mercado. Isso é feito para turbinar sua plataforma e não desapontar seus clientes e consumidores dos seus clientes.

O sistema selecionado deve ser robusto e flexível para vendas, permitindo que os consumidores finais comprem mercadorias em várias lojas, mas realizem apenas um pagamento (checkout único). O que se trata de apenas uma otimização dentre as que podem ser feitas em seu shopping virtual.

Pessoa realizando uma compra em um shopping virtual

Por se tratar de locatários com pouca experiência em ambiente digital, o painel de gerenciamento da plataforma do shopping virtual também deve ser muito intuitivo e didático, com fácil mecanismo para seu shopping virtual.

Divulgação é a alma do negócio! 

A etapa final na implementação do shopping virtual, e muito importante por sinal, é a divulgação da sua plataforma de shopping virtual! Use todas as mídias que já existem no shopping físico para compartilhar links e destacar as lojas do shopping virtual.

Então, você deve iniciar o marketing digital, usar as redes sociais e trabalhar continuamente por tempo ilimitado, relacionado a serviços, atividades e produtos de shopping centers. A maior vantagem é a combinação de energia e compartilhamento de custos de todos os vendedores que irão trabalhar com a sua plataforma.

Mulher realizando uma aquisição em um shopping virtual

Desenvolva promoções e forneça outros benefícios para quem visita a loja online. Você pode iniciar atividades envolvendo lojas virtuais e lojas físicas para estimular os consumidores a visitar e fazer compras.

Exemplos de shopping virtual 

Podemos citar algumas empresas rapidamente que tem a ver com o shop virtual brasil, e servem como shopping virtual exemplos:

  • Magazine Luiza;
  • Mercado Livre;
  • Amazon;

Estas são as mais conhecidas, no entanto existem shoppings virtuais que oferecem outros serviços ou produtos, como o Ifood, focado em comida.

Como escolher a melhor plataforma para tirar minha ideia do papel?

Depois de entender tudo o que precisa sobre o mercado de shopping virtual, é hora de finalmente fazer a escolha. Importante ressaltar que o principal fator de escolha deve ser a facilidade e simplicidade ao se usar a plataforma. Isso porque se o cadastro de produtos, serviços ou oportunidades for muito complexo aos olhos daqueles que utilizam o marketplace, você não terá parceiros. E, consequentemente, não terá um negócio lucrativo.

Mulher fazendo pesquisas em um shopping virtual

Além disso, opte por uma plataforma que não fique sobrecarregada devido a muitos acessos ou apresente erros que impactem a experiência do usuário. Quando sua loja virtual começar a fazer sucesso e isso se tornar algo constante, seu site não pode ficar fora do ar. Para isso não acontecer, faça todos os testes necessários antes de colocar a plataforma no ar.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual tipo de plataforma para marketplace escolher, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um time de especialistas. Assim, você consegue apoio para executar sua ideia da melhor forma sem deixar a qualidade de lado.

Quer ajuda para abrir um marketplace no Brasil? Entre em contato conosco agora mesmo!

Agora que você já sabe mais sobre shopping virtual, é hora de tirar todas as ideias do papel.

Ainda não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo, pois podemos lhe ajudar a desenvolver uma assertiva plataforma de shopping virtual.

Logo depois, basta nos fornecer maiores informações sobre o que você deseja executar e iremos lhe enviar uma proposta comercial personalizada. Em seguida, após o fechamento de negócio com a Public Online, é hora de finalmente colocar sua ideia em prática.

Conte conosco para receber apoio na hora de abrir sua plataforma como esta e demais assuntos técnicos! Agende uma reunião com nossos especialistas agora mesmo e não perca tempo.

Mulher organizando pedidos de um shopping virtual

Gostou do conteúdo acima sobre o mercado sobre shopping virtual e shop virtual brasil, shopping virtual exemplos? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre vendas na internet. Estamos no Facebook e Instagram. Também não deixe de acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem impactar seu dia a dia.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados