Tendências para o e-commerce em 2022 | Public Online

Desenvolvimento Web

Tendências para o e-commerce em 2022

Avatar

Victor Pacheco

|

12/01/2022

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Principais tendências para o e-commerce em 2022

Identificar as principais tendências para o e-commerce em 2022 é o caminho certo para quem deseja iniciar nesse caminho empreendedor ou para quem já está em atividade e deseja se tornar ainda mais relevante vendendo adesivo impresso no ano que está para chegar.

O mercado tem passado por uma série de mudanças comportamentais que geram um interesse genuíno do público. E por conta disso, as empresas que se atentam a estas mudanças e que conseguem se adaptar às novas tendências acabam ganhando um destaque maior no mercado.

Em um mundo onde a concorrência cresce mais a cada dia, conseguir uma posição satisfatória no mercado é fundamental para que você consiga se estruturar adequadamente e garanta resultados mais efetivos para suas ações de venda de pasta polimento joias.

O mundo digital está cada vez mais atrativo para os consumidores. Por conta da pandemia do COVID-19, muitas pessoas acabaram ficando restritas a sua casa por conta do distanciamento social, e encontraram na internet a solução para suas compras.

Com isso, os e-commerces dispararam em popularidade, enquanto outras empresas desenvolviam tecnologias e melhorias para deixar esse tipo de negociação ainda melhor qualificada.

Por isso, é importante que sua empresa esteja procurando respostas para esse tipo de situação, garantindo uma estrutura adequada de atendimento para estas ações e aumentando sua visibilidade no mercado digital.

Tendências para o e-commerce

Estas melhorias estão disponíveis para a maioria das empresas no mercado, e saber utilizá-las com sabedoria pode ser a melhor opção para um bom destaque no segmento de atuação que sua empresa de consultoria ambiental está inserida.

Entretanto, vale lembrar que cada companhia é única, e nem sempre duas empresas terão o mesmo resultado com um elemento, ainda que ambas estejam trabalhando no mesmo nicho de atuação.

Por isso,é fundamental que você compreenda sua própria realidade e adapte estas tendências para conseguir resultados cada vez mais expressivos com relação a esse tipo de ação.

Omnichannel

O conceito omnichannel não é novo, mas é uma das principais tendências para o mercado. Trata-se da integração de todos os seus canais de comunicação e negociação, que tem como principal objetivo otimizar a experiência do usuário.

A jornada de compra de um cliente de portaria remota valor passa por uma série de etapas, e com o conceito de omnichannel, ele pode fazer todo o processo em diferentes canais de sua preferência. Isso não significa simplesmente vender em diversas plataformas, entretanto.

Dentre o conceito de omnichannel, é possível destacar:

  • Atendimento centralizado;
  • Melhorias no processo logístico;
  • Redução de burocracia fiscal;
  • Preços mais competitivos.

O omnichannel garante uma integração mais efetiva. Se o consumidor viu um item que se interessou pelo site e reservou, pode fazer a conversão em vendas pelo teleatendimento e terminar a transação retirando o item na loja física.

Todos estes canais se comunicam entre si, sem que haja a necessidade de complicação ou burocracia para que o consumidor consiga utilizar este tipo de venda e garanta que sua jornada do cliente procurando por máquina espremer laranja automática seja favorável.

Buscas por voz

Com a evolução das inteligências artificiais, uma das principais alterações no mercado é o conceito de voice commerce, que trabalha diretamente com as buscas por voz para fechar negócios.

A maioria das plataformas da atualidade possui ferramentas de comunicação por voz. Elas identificam as palavras que o consumidor está dizendo e fazem buscas rápidas e completas para resolver a solução.

Algumas empresas já estão conseguindo incorporar este elemento a suas buscas, e hoje é possível fazer todo o processo de venda utilizando esse assistente digital. O consumidor faz seus questionamentos e aprovações de venda diretamente pela aplicação.

Embora este seja um modelo de tecnologia que ainda está começando a se inserir no mercado, a agilidade e o conforto que estes assistentes trazem são um forte indicativo de que a tendência para este tipo de ação é aumentar cada vez mais.

Mesmo que sua empresa de ingresso papel filigranado não possua uma ferramenta de automação que reconheça a voz de seus consumidores, o simples fato de otimizar títulos e desburocratizar o processo de compras pode ser o suficiente para que as inteligências artificiais disponíveis no mercado consigam trabalhar.

Recomerce

Este é um conceito antigo, mas que tem ganhado muita força no mercado digital. Trata-se da recolocação de um produto no mercado, depois de o mesmo ter sido reformado ou reorganizado depois de usado.

Esse tipo de mercado acaba sendo sustentável, uma vez que evita o desperdício e a geração de resíduos, o que é muito importante para os dias de hoje. Esse tipo de ação remete aos clássicos Brechós.

Outro ponto a se avaliar com relação ao recomerce são os preços. Por se tratarem de produtos usados, normalmente eles têm um custo abaixo do mercado, o que é fundamental para as pessoas que estão passando problemas com as crises política e econômica no país.

Os preços competitivos são muito importantes para o público que procura por serviços de contabilidade, além de gerar uma renda maior para o empreendedor que opta por usar esse formato de atuação.

O conceito de slow fashion também tem se tornado uma importante tendência no mercado da moda. Trata-se de utilizar um item ao máximo antes de descartá-lo, fazendo reformas e estilizações em peças para continuar sua aplicabilidade.

Velocidade na entrega

Outro ponto importante para se levar em conta nestes processos é a velocidade para os prazos de entrega. As compras online invariavelmente geram ansiedade no consumidor, e por conta disso, preferem receber os itens o mais rápido possível.

Esse interesse na velocidade é tamanho que a maioria dos usuários não tem nenhum problema em pagar um valor acima do mercado para conseguir ter o item em mãos de maneira mais rápida.

Por isso, é muito importante que empresas que desejam se destacar no próximo ano com relação a e-commerces consigam conquistar uma estrutura logística mais efetiva, com transportadoras rápidas e eficientes.

Esse tipo de ação acaba gerando um interesse maior do público, e as pessoas começarão a comentar sobre a velocidade de sua entrega, invariavelmente gerando um interesse maior do mercado e criando novas oportunidades de negócios.

Assim, você tem condições de otimizar esse tipo de resultado com mais efetividade em suas ações, garantindo novas possibilidades.

Meios de pagamento

Outro ponto que tem levantado muito o interesse do consumidor é o meio de pagamento. A maioria das empresas já utiliza ferramentas de pagamento online com processos seguros, que expõem seus certificados para que o cliente tenha total confiança na transação.

Entretanto, a maioria das pessoas ainda segue o padrão de imediatismo relacionado à entrega. Um boleto pode demorar até três dias úteis para ser aprovado, e esse é um tempo que muitas pessoas não querem perder quando procuram por treinamentos de segurança do trabalho.

Por isso, aceitar compras em débito é uma ótima alternativa para ampliar suas vendas sem limitar as opções de cartão de crédito. Além disso, existe um novo método de pagamento que tem se tornado muito eficiente no mercado atual.

Trata-se do Pix. Ele é um formato recente no mercado nacional, e em apenas alguns segundos, a transferência é efetivada. Além disso, o pix funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Isso significa que mesmo que você esteja no meio da madrugada fazendo compras, poderá acessar o pix e fazer o pagamento instantâneamente, garantindo que o restante do processo também será agilizado.

Preços dinâmicos

Para e-commerces que trabalham com prestação de serviços, a ideia do preço dinâmico é muito interessante para conseguir uma saúde financeira melhor. Trata-se de estipular o preço conforme a demanda.

Alguns aplicativos de carona já utilizam este formato, mas novos e-commerces estão adotando o formato para conseguir atender a demanda com mais efetividade. Se o consumidor está com muita urgência, ele não se incomoda de pagar um valor a mais para resolver o problema.

Por outro lado, se não há pressa na resolução, basta esperar a demanda reduzir para que os preços também caiam, permitindo que os consumidores consigam encaixar a prestação de serviços em seus orçamentos de forma mais efetiva e sem se prejudicarem.

Considerações finais sobre tendências para e-commerce

O mercado digital está conquistando cada vez mais espaço, e isso gera uma série de inovações e oportunidades para explorar novos mercados. Por isso, é importante saber como lidar com esse tipo de ferramenta para garantir resultados mais efetivos.

Estas ações são muito importantes para qualquer e-commerce que deseja se manter em atividade no mercado, e suas possibilidades crescem mais a cada tendência seguida, uma vez que você estará alinhado aos desejos do público.

Isso faz com que a empresa se torne muito mais competitiva, alcançando o status de liderança no nicho de atuação em que trabalha.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados