Marketplace
Índice
Você conhece os tipos de marketplace que existem hoje em dia no mercado? Depois de entender mais a fundo o que é um marketplace e como esta plataforma funciona, você precisa conhecer as variações deste modelo de negócio.
Por isso, é necessário considerar as vantagens e desvantagens, e avaliar qual modelo existente de tipos de marketplace é melhor para o seu mercado. Deve-se atentar também para sua capacidade inicial de investimento, peculiaridades públicas e formas de pagamento.
Quer aprender como aplicar este método e descobrir o melhor modelo de mercado para você? A seguir, vamos falar mais sobre isso agor mesmo.
É possível segmentar as variações deste modelo de negócio da seguinte forma:
Este é um dos tipos de marketplace que é mais comum para os serviços que usamos na nossa rotina diária. Por exemplo, o aplicativo Uber é um dos exemplos de serviços por transação. Esse tipo de mercado é utilizado para serviços porque conecta prestadores de serviços (como no caso dos motoristas) com clientes (os respectivos passageiros). Transação significa fazer um pagamento intermediário entre as duas partes da transação e cobrar uma comissão por cada transação na plataforma dentre os tipos de marketplace.
A vantagem disso nos tipos de marketplace é que você gera receita toda vez que vende, e o fornecedor (prestador de serviço) só paga uma comissão na hora da venda. Ou seja, neste modelo, não há taxas iniciais ou mensais. No entanto, você não será capaz de influenciar uma maior participação de mercado no início. Isso exigirá um alto investimento inicial. A melhor forma é economizar seu próprio investimento em 12 meses de operação. Portanto, nesta variação de marketplace você pode operar sem depender de uma alta renda para pagar suas contas. No entanto, ainda é possível durante este período comprovar o interesse do cliente e depois procurar investidores.
A melhor opção nestes tipos de marketplace é aplicar o mercado de serviços de transações em um mercado onde não haja lealdade entre as partes na transação. Ou seja, o cliente não contratará diretamente o mesmo profissional novamente dentro deste modelo nos tipos de marketplace. Desta forma, você pode garantir que clientes e provedores não saiam da plataforma para operar externamente. Por exemplo, no Uber, os passageiros não buscarão contratar o mesmo piloto na próxima corrida, e a empresa garantirá a qualidade de todos os profissionais neste modelo, dentre os tipos de marketplace.
Este também é o segmento para os tipos de marketplace que não negociam ou pagam em etapas (por exemplo: 50% no fechamento do mercado e o restante no momento da entrega). Se o escopo do serviço destes tipos de marketplace for definido corretamente (com início, meio e fim), e o próprio mercado definir o preço padrão, o modelo de mercado por transação é mais adequado.
Se o modelo de transação não se adequar ao seu mercado dentro dos tipos de marketplace, você pode aplicar o modelo de negócios (também chamado de negociação) em um orçamento. Neste exemplo de variação de marketplace, o provedor de serviços cadastrou seu perfil e portfólio de produtos, podendo receber contatos de clientes potenciais (líderes). Após o provedor receber o contato, ele iniciará negociações sobre orçamento, prazo, preço, qualidade, etc.
Instruídos a aplicar este modelo de mercado a tipos de marketplace onde os valores dos serviços não são padronizados, os provedores só podem definir os preços após uma melhor análise da demanda. Get Ninjas é um exemplo, porque os valores não são pré-definidos, e os clientes precisam entrar em contato com profissionais para estimar as necessidades e escolher o provedor que melhor se adapta às suas necessidades.
É por isso que é melhor cobrar uma taxa mensal para usar a plataforma deste entre os tipos de marketplace, para obter contatos de clientes ilimitados. Outra opção é cobrar uma taxa pelos clientes potenciais gerados, determinando assim o valor de cada contato do cliente potencial. Os clientes potenciais destes tipos de marketplace podem ser vendidos individualmente ou em pacotes. A terceira forma de lucrar nesse, dentre os tipos de marketplace de provedores de serviços, é por meio da publicidade. Você pode pagar para destacar profissionais na pesquisa. O valor pode ser cada período da campanha, o número de cliques destacados ou a mensalidade.
Um bom definidor destes tipos de marketplace de aluguel é o Airbnb. Entre eles, os clientes (hóspedes) alugam quartos a pessoas comuns (senhorios) que possuem este espaço gratuito. Como a plataforma retém comissões, o modelo de receita é específico para cada transação.
O mercado de aluguel neste, dentre os tipos de marketplace, pode ser usado em vários mercados. Isso porque vivemos em uma economia compartilhada e a tendência é compartilhar bens em vez de adquiri-los. Vão desde aluguel de equipamentos, máquinas, espaço físico e até brinquedos nestes tipos de marketplace.
Este modelo de tipos de marketplace é exibido quando o produto que você aluga tem um valor alto (restrinja a compra do produto). Outra função é verificar se um horário específico é necessário. Por exemplo: o cliente aluga uma casa em outra cidade nestes tipos de marketplace porque só lá passou uma vez, mas não sabe quando vai voltar.
Quanto à monetização neste, em comparação a outros tipos de marketplace, as comissões podem ser cobradas das transações. No modelo de mercado de destes tipos de marketplace, os preços podem ser pré-definidos e não precisam ser negociados (a menos que envolva um preço médio de passagem superior). Outra opção é o modelo híbrido, que embora o custo de utilização seja menor, ele cobra mensalidades e comissões pelo uso da plataforma. As taxas de aluguel mensais são significativas nos tipos de marketplace, porque o mercado pode simplificar a gestão dos aluguéis e economizar o tempo dos proprietários.
Depois de entender mais sobre os tipos de marketplace, é hora de finalmente fazer a escolha para que sua empresa seja aberta o quanto antes. Importante ressaltar que o principal fator de escolha deve ser a facilidade e simplicidade ao se usar a plataforma. Isso porque se o cadastro de produtos, serviços ou oportunidades for muito complexo aos olhos daqueles que utilizam o marketplace, você não terá parceiros e, consequentemente, não terá um negócio lucrativo.
Além disso, opte por uma plataforma que não fique sobrecarregada devido a muitos acessos ou apresente erros que impactem a experiência do usuário. Quando sua loja virtual começar a fazer sucesso e isso se tornar algo constante, seu site não pode ficar fora do ar durante nenhum momento se quer. Para isso não acontecer, melhorando as informações se baseando em dados sobre os tipos de marketplace, faça todos os testes necessários antes de colocar a plataforma no ar.
Se ainda tiver dúvidas sobre qual tipo de plataforma escolher para melhorar sua jornada e ver mais sobre os tipos de marketplace, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um time de especialistas que entende do assunto. Assim, você consegue apoio para executar sua ideia da melhor forma sem deixar a qualidade de lado.
Agora que você já sabe mais sobre os tipos de marketplace, é hora de tirar todas as ideias do papel e passar a ter um lucro cada vez maior.
Ainda não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo, pois podemos lhe ajudar a desenvolver uma assertiva plataforma com base nas informações sobre os tipos de marketplace.
Logo depois de entrar em contato conosco, basta nos fornecer maiores informações sobre o que você deseja executar e iremos lhe enviar uma proposta comercial personalizada. Em seguida, após o fechamento de negócio com a Public Online, é hora de finalmente colocar sua ideia em prática.
Conte conosco para receber apoio na hora de abrir sua plataforma e entender mais sobre os tipos de marketplace e demais assuntos técnicos! Agende uma reunião com nossos especialistas agora mesmo e não perca tempo.
Gostou do conteúdo acima sobre o mercado sobre os tipos de marketplace? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre vendas na internet. Estamos no Facebook e Instagram. Também não deixe de acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem impactar seu dia a dia.
São Paulo
© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados