O planejamento de Marketing Perfeito: | Public Online

Sem categoria

O planejamento de Marketing Perfeito:

Avatar

Victor Pacheco

|

31/01/2023

|

9 min de leitura

|

Voltar

9 min de leitura

Marketing e gestão sempre foram aliados. Fazer um bom planejamento de marketing não é somente efetivo para a divulgação da empresa, mas também para o gerenciamento dos processos internos, financeiros e operacionais.

 

Ao contrário do que a crença popular diz, investir em um planejamento de marketing não é perda de tempo, mas sim otimização do uso de recursos.

 

Não se questiona a necessidade de uma empresa ter um bom sistema TMS, pois melhorar a logística de entregas de produtos é uma necessidade fácil de se compreender. Da mesma forma deve ser visto o planejamento de marketing.

 

Garantir que as ações promovidas no futuro sejam embasadas em pesquisas, estudos e um bom direcionamento, favorece o sucesso das campanhas e permite que o retorno investido no marketing retorne com lucros.

 

O que é planejamento de marketing?

O plano de marketing é um documento que orienta toda a equipe a respeito dos objetivos, das estratégias e ações a serem tomadas em um período. Por direcionar a forma como a empresa se apresenta, também deve ser considerado uma ferramenta de gestão.

 

Uma empresa de facilities que ofereça o serviço de segurança para grandes eventos precisa de um marketing diferente de uma empresa que forneça o mesmo serviço para clientes como a realeza ou alguma entidade da igreja.

 

Da mesma forma, um pequeno mercado local se beneficia de um plano diferente do que seria adequado a uma grande rede de supermercados.

 

Uma campanha massiva e milionária poderia atrair um público que o pequeno mercado não seria capaz de suprir. Da mesma forma, um investimento baixo em redes sociais não atrairia público suficiente para sustentar uma grande rede.

 

Questões como estratégia, veículos de divulgação e orçamento são definidos no planejamento de marketing com base nos objetivos e no público ideal de cada cliente.

 

Internamente, o plano de marketing ajuda a orientar toda a equipe, dos gestores aos colaboradores, da equipe de marketing ao time de RH, para que todos entendam suas funções e a importância de cada etapa do plano. 

 

Tipos de planos de marketing

Existem diferentes abordagens aos planos de marketing, e cada uma atende melhor a uma necessidade e contexto.

 

Via de regra, todas as variações devem seguir uma estratégia principal e tomar decisões respondendo à pergunta: como isso coloca a empresa mais próxima do objetivo principal?

 

Uma loja de equipamentos de informática pode ter o objetivo de aumentar seu faturamento mensal em 15%. Suas campanhas para a Black Friday, que visam vender mais equipamentos, têm seu próprio planejamento para ajudar a atingir esta meta.

 

Portanto, é fundamental que você entenda quais são os três tipos de planejamento de marketing. Confira:

 

Por níveis

O planejamento de marketing por níveis se assemelha muito ao plano de gestão da empresa e se divide em níveis de gestão para garantir a eficiência na execução do plano.

 

Há também três níveis diferentes de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional.

 

O planejamento estratégico determina objetivos de longo prazo e define as estratégias sem detalhar o plano de ação. Uma estratégia comum adotada hoje em dia, que pode ser definida no planejamento estratégico, é o marketing de conteúdo.

 

Com a estratégia geral definida, o plano tático detalha as estratégias e define objetivos de médio prazo, orçamento, veículos de comunicação utilizados, entre outros detalhes.

 

Por fim, o plano operacional traça cada etapa das estratégias, como objetivos de curto prazo, os responsáveis por cada tarefa, prazos e outros detalhes específicos.

Por estratégia

Planejamento por estratégia é indicado para grandes empresas que podem despender uma equipe própria para cada estratégia, ou então para empresas que possuam um foco específico em um determinado período.

 

Se a necessidade de uma fabricante de controle de ponto eletrônico biométrico é se reposicionar no mercado, por exemplo, ter uma equipe focada em marketing de relacionamento pode ser importante.

 

Nesse caso, é preciso traçar um planejamento próprio, específico para essa estratégia com objetivos, prazos, ações, tarefas e responsáveis bem definidos.

 

Por campanha

Esse tipo de planejamento tem prazos bem definidos, como o lançamento de um produto, um evento, uma data comemorativa, entre outros marcos. Cada campanha tem objetivos próprios, portanto, precisa de um planejamento detalhado.

 

Uma agência de empregos temporários que precisa recrutar novos candidatos para as vagas de final de ano pode se beneficiar desse tipo de planejamento para lançar uma com alta taxa de conversão.

 

É importante, como já foi dito, que cada estratégia cumpra com a função de ajudar a alcançar um objetivo principal.

 

Por que é importante planejar sua estratégia?

Assim como qualquer outro setor da empresa, planejar o marketing é importante, pois ele é fundamental para tomar decisões mais assertivas, econômicas e que tragam maior retorno.

 

Uma consultoria de RH que faça um bom planejamento de marketing pode se beneficiar de vantagens como: menor desperdício de recursos, objetivos alcançados em menos tempo, público mais fidelizado, entre outras coisas.

 

Além disso, saber onde a empresa está, para onde quer ir e como quer chegar lá motiva as equipes envolvidas, por oferecer uma visão organizada e direta do que está sendo feito. 

 

Com um plano bem definido, é possível monitorar etapa por etapa, onde estão as falhas do projeto, onde é possível melhorar, o que deve ser descartado e o que deve ser mantido.

 

Sem organização oferecida por um planejamento de marketing é quase impossível analisar a performance da empresa, a resposta do público e corrigir os problemas.

 

Como montar um planejamento eficiente?

Saber o que considerar ao fazer um planejamento de marketing ou outra coisa é uma etapa importante para o sucesso do projeto, do contrário, é como ir ao supermercado comprar os ingredientes para fazer um bolo sem saber a receita.

 

Algumas etapas são essenciais para um plano eficiente de marketing, tenha em mente que esse processo mobiliza toda a empresa e que essa movimentação é positiva.

 

A seguir, confira as principais etapas do planejamento de marketing para aplicar na sua empresa!

Analise a sua empresa

Fazer um levantamento a fundo de como sua empresa está atualmente é fundamental para saber quais são os pontos fortes e fracos do empreendimento. 

 

Se um escritório contabilidade detecta uma baixa na entrada de novos clientes, mas recebe feedbacks positivos de clientes antigos quanto ao atendimento, é possível a partir dessas informações determinar um objetivo e as ferramentas para alcançá-lo.

Tenha um objetivo claro

Seguindo o exemplo do tópico anterior, definir “conseguir mais clientes” não é o suficiente. Apesar de ser, sim, um objetivo, essa definição é muito genérica.

 

Técnicas como as OKRs e as metas SMART são grandes aliadas nesse momento, pois ajudam a definir objetivos claros, mensuráveis e que podem ser alcançados através de um plano.

 

Assim, um objetivo melhor seria descrito como: “conseguir mais 30 clientes até o final do semestre utilizando o marketing de conteúdo para frisar a importância da transparência na comunicação entre a empresa e o cliente, ponto forte do atendimento da nossa consultoria”.

 

Faça um diagnóstico do que já foi feito

Aprender com os próprios erros é uma qualidade vital para negócios de qualquer segmento. Uma empresa que fabrica embalagens frascos plásticos e que já teve um produto rejeitado pelo público sabe que deve buscar novas alternativas mais atrativas.

 

O mesmo funciona com marketing. Uma campanha fracassada pode ensinar mais do que uma campanha de sucesso. Saber avaliar as estratégias que já foram implementadas e quais foram os resultados obtidos faz toda a diferença no futuro.

 

Por outro lado, as ações que foram muito bem recebidas por um determinado público podem ser repetidas. É o caso das promoções de palito de sorvete premiados, por exemplo. Uma campanha bem feita pode se manter na cabeça do público por muitos anos.

 

Assim, relançar um produto por tempo limitado ou refazer uma promoção que gerou muito engajamento pode ter um apelo extra ao sentimentalismo dos consumidores nostálgicos.

 

Analise o ambiente

Entender onde sua empresa se encontra é vital para um bom planejamento de marketing. 

 

Considerar questões externas, como demografia da região, situação política do país, economia, movimentos culturais e sociais, dá à empresa uma visão realista do cenário e contexto onde sua campanha precisa atuar. Da mesma forma, questões internas do setor, como:

 

  • Surgimento de novos concorrentes;
  • Inovações tecnológicas;
  • Lançamento de produtos;
  • Movimentação de fornecedores.

 

Podem influenciar diretamente no marketing de uma empresa.

 

O planejamento de Marketing Perfeito:

Defina o seu público ideal

É impossível fazer um bom marketing sem saber com quem a empresa está falando. É nessa etapa do planejamento que se identifica o público ideal ou, de acordo com alguns gurus, a persona ideal.

 

Existem algumas diferenças na definição de público ideal e persona ideal. Enquanto a persona é nichada e traz informações como idade, gênero, gostos e valores do suposto cliente, o público ideal é abrangente e foca nos desejos e dores do consumidor.

 

Imagine lançar um computador cuja persona ideal são meninas no ensino médio. Preço, desempenho e design do produto são desenvolvidos em cima de pesquisas feitas com esse público e tornam o produto pouco atrativo para outros grupos.

 

Já um computador cujo público ideal são pessoas que precisam trabalhar de casa pode ser consumido por um grupo muito mais variado, pois busca solucionar uma dor comum a jovens estudantes e aposentados trabalhando por conta própria.

 

Um planejamento de marketing pode ir muito mais a fundo em cada uma dessas etapas e ainda incluir outras. É importante ter o auxílio de profissionais especializados que possam executar corretamente o plano para atingir os objetivos esperados.

 

Investir em um planejamento é um passo importante para a otimização dos processos da empresa, sendo um bom uso dos recursos pois é possível obter um ótimo retorno.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados