O que é Helpful Content? | Public Online

Sem categoria

O que é Helpful Content?

Avatar

Victor Pacheco

|

31/01/2023

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

O helpful content chegou com o intuito de proporcionar uma melhor busca dos usuários nas pesquisas do Google, entretanto ele pode causar pânico entre os criadores de conteúdo. Isso acontece porque toda mudança assusta, e com essa não é diferente.

Com a finalidade de melhorar a experiência dos internautas, o Google lançou uma nova forma, sendo essa mais eficiente, de encontrar conteúdos relevantes aos usuários.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre como ela funciona e como você pode se adequar a ela na composição dos seus textos.

 

O que é helpful content?

O Google lançou recentemente uma nova atualização, sendo essa chamada de “helpful content update”, onde ao ser traduzida para o português o termo significa atualização de conteúdo útil.

Ele possui o objetivo de recompensar os conteúdos e sites que produzem uma experiência satisfatória aos seus usuários.

Por exemplo, um texto totalmente original sobre tinta epóxi para piso possui uma maior visibilidade do que textos copiados e com conteúdos que não são muito relevantes para o seu público.

A atualização foi criada com o intuito de que os conteúdos que são considerados inúteis perdessem a sua visibilidade.

Embora essa nova maneira de destaque seja muito boa para quem efetua as pesquisas, ele também pode criar um grande impacto na forma em que você cria os seus conteúdos.

Entram agora questões em como garantir que o seu conteúdo proporciona valor aos seus visitantes e assim gere resultados.

Existem algumas maneiras para garantir que o seu conteúdo transmita valor aos seus visitantes, onde dentre eles podem-se citar:

  • Priorize as pessoas;
  • Evite estratégias de conteúdo escalonadas;
  • Conteúdo alinhado à sua proposta de valor central;
  • Penalização para conteúdo copiado.

Essas são apenas algumas das muitas maneiras de se garantir que o seu conteúdo original seja de qualidade e do interesse do seu segmento.

 

Priorize as pessoas

Os conteúdos que forem escritos de pessoas para pessoas serão priorizados, uma vez que se preza o conteúdo original e útil para os internautas.

Com isso, os conteúdos que proporcionarem uma experiência satisfatória aos seus visitantes será recompensada, enquanto que os conteúdos que proporcionam o sentimento oposto serão prejudicados.

Por esse motivo é preciso colocar as necessidades do seu segmento-alvo em primeiro lugar, produzindo conteúdos de valor original e informativo, todavia também usando estratégias de SEO para que ele suba no ranqueamento do Google e obtenha maiores resultados.

Por exemplo, uma fábrica de tecidos pode criar um conteúdo referente a curiosidades sobre os seus serviços e como eles funcionam, construindo um texto com conteúdo relevante para o seu público e utilizando mecanismos de SEO para impulsionar nas buscas.

 

Evite estratégias de conteúdo escalonadas

 

Muitas pessoas acreditam que quanto mais conteúdo publicar, mais visualizações irá receber, entretanto, não se deve escalonar os seus textos, onde a qualidade do texto pode prejudicar o seu conteúdo, uma vez que quantidade não significa qualidade.

Por exemplo, um texto sobre como navegar por um erp marketplace de forma clara e com uma rica gama de informações irá se destacar muito mais do que vários textos sobre o mesmo assunto, mas que não agregam muito valor ao leitor.

Isso acontece porque o Google está procurando por textos bem escritos e de conteúdo original para que o internauta que realiza a pesquisa tenha a melhor experiência possível e consiga tirar todos os seus questionamentos de maneira fácil e rápida.

Dessa forma, não adianta ter um site que possua um domínio de alta autoridade na internet e uma grande quantidade de conteúdo que é publicado constantemente, mas os textos não terem uma boa qualidade, sendo mal escritos e desenvolvidos.

Com isso, a pessoa que entrar no seu site não obterá sucesso ao tentar encontrar as respostas que procura.

 

Conteúdo alinhado à sua proposta de valor central

 

As estratégias de SEO são muito famosas e tiveram um grande crescimento, onde muitos profissionais vêm adotando essas estratégias com o intuito de alavancarem o seu negócio.

Com isso se obteve como resultado a expansão de agências, equipes internas maiores e cada vez mais profissionais de marketing tendo como principal escolha o uso dessa estratégia, escolhendo assim a pesquisa como carreira.

Todavia, as organizações perceberam que poderiam perder a sua participação de mercado estando apenas em seus setores de atuação, o que proporcionou tentativas de preencher essas lacunas.

Dessa forma, muitas dessas empresas construíram equipes, criaram estratégias e realizaram a construção de novos conteúdos, a fim de preencher essas lacunas.

Com isso é possível perceber um fator positivo para o Google, uma vez que o conteúdo mais competitivo oferece uma quantidade maior de opções para veicular na pesquisa, melhorando a qualidade do seu produto.

Todavia, também apareceram algumas consequências negativas desse tipo de investimento, onde os sites que possuem uma maior autoridade, sendo maiores e bem estabelecidos, têm uma ótima classificação no ranking, possuindo uma maior facilidade.

Dessa forma, ao perceber que as organizações que possuem uma maior autoridade no domínio têm um maior poder no ranking, resultou-se em empresas não preenchendo lacunas apenas em outros setores, mas também em setores novos onde não pertenciam.

Por exemplo, ao pesquisar “distribuidor de epi em SP no Google, o usuário busca por distribuidoras que oferecem esse produto e que estejam localizadas em São Paulo.

Com isso, você deve escrever textos relacionados ao setor em que está inserido e manter um conteúdo alinhado à sua proposta de valor central.

 

Penalização para conteúdo copiado

 

Caso aconteça de realizar a criação de um conteúdo que é sem relevância no Google, onde não se agrega valor aos seus usuários ou sendo um material copiado, o Google irá aplicar uma penalidade.

Essa penalidade é um sinal que será inserido na página do seu site, entretanto, ao melhorar o seu conteúdo, essa penalidade pode sumir. Caso o algoritmo do Google perceba que o seu conteúdo foi modificado com um intuito de melhorá-lo, o sinal deve desaparecer.

Existem algumas características relevantes referentes a essa característica do helpful content update, onde o seu classificador é executado em tempo real, continuamente.

Dessa forma, sites criados apenas para a execução de SEO devem possuir o sinal desde o início. Além disso, os sites já criados e em funcionamento podem receber o sinal também caso a quantidade de conteúdo criado para SEO exceda o seu limite.

Mas não se preocupe, isso significa que se você possui um site da sua empresa de filme stretch colorido, por exemplo, e utiliza técnicas de SEO sem exagero junto a um conteúdo relevante para o seu público, o seu site será muito beneficiado.

Outra característica da atualização é a de que os sites serão afetados ao longo de alguns meses e em diferentes graus.

Ou seja, dependendo da quantidade de conteúdo útil e inútil encontrado pelo Google, resultará em diferentes graus de penalização ou premiação.

Caso o conteúdo do site penalizado seja alterado e permaneça assim por alguns meses. O Google analisará a utilidade do conteúdo e irá aumentar ou diminuir o grau de classificação dependendo do resultado.

Com isso, caso você produza um texto maravilhoso sobre a como escolher a melhor chapa expandida para piso, informando quais são os parâmetros que devem ser levados em consideração, por exemplo, você pode conseguir ótimos resultados.

Nesse caso, o seu conteúdo se beneficiará através de uma melhor posição no ranking do Google, resultando em uma maior quantidade de visualizações no seu site.

 

O que é Helpful Content?

Como saber se o seu conteúdo foi criado primeiro?

Descobrir se o seu conteúdo agrega valor e foi escrito primeiro, sem qualquer indício de cópia, é fundamental para se sair bem com a nova atualização do Google.

Dessa forma, todas as pesquisas, desde “galpão de lona preço até “Qual é o melhor strogonoff de São Paulo” podem gerar resultados positivos aos usuários e os seus textos têm maiores chances de resultado. Basta saber como verificar a qualidade dos seus textos.

Para conseguir essa informação, basta analisar o seu conteúdo através das respostas de algumas perguntas. Por exemplo, o seu conteúdo tem como foco a adesão de mecanismos de pesquisa com o intuito de atrair pessoas, ou ele possui o foco em pessoas?

Você está produzindo vários conteúdos sobre diferentes temas a fim de que algum deles proporcione um desempenho significativo nos resultados de pesquisa? Você está utilizando a automação extensiva como forma de produzir conteúdo sobre muitos tópicos?

Você entrou em um nicho específico apenas com o objetivo de receber um maior tráfego de pesquisa ou porque se interessa pelo tema, assim como o seu público?

O seu conteúdo faz a promessa de responder a uma pergunta que, na realidade, não possui uma resposta, como o lançamento de novos sacos de ráfia, mas que na verdade ainda nem lançaram?

Essas são questões a serem analisadas a respeito do seu conteúdo para que se obtenha uma melhor performance com a nova atualização do Google.

Agora basta apenas fazer as suas análises e se adaptar ao mercado, utilizando uma nova maneira de se destacar no ranking do Google e a utilizando a seu favor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados