Empreendedorismo
Índice
Saiba como é importante que as fontes estejam sempre seguras e sem riscos de exposição, e como as VPNs tem ajudado nessa questão
Uma das coisas mais importantes no jornalismo é passar uma informação confiável e verdadeira para quem está interessado nos acontecimentos ao redor do mundo, quando uma matéria é bem produzida e utiliza fontes confiáveis ela vai ter um reconhecimento muito maior em comparação com outras.
Mas antes de uma notícia virar manchete de um jornal ou ter destaque em uma revista, é preciso investigar muito bem para que nenhuma ponta da história fique solta, isso é ainda mais importante quando falamos de matérias investigativas.
Um jornalista investigativo precisa ser minucioso ao procurar fontes e ligações dentro da história, tudo precisa fazer sentido, quanto mais fontes você tiver a sua disposição melhor vai ser o andamento da matéria. Essas fontes são cruciais para os jornalistas, é necessário manter isso sob sigilo absoluto para que nenhuma informação acabe vazando.
É nesse momento que o jornalista deve se preocupar em proteger as suas fontes de todas as maneiras possíveis, uma delas sendo as VPNs, que dão ao profissional um canal seguro para a comunicação com a fonte, principalmente se você é jornalista em um lugar onde a profissão é censurada ou restrita.
É possível procurar por VPN para PC, que vai garantir que o seu computador vai ter uma rede privada de comunicação, dificultando o acesso de terceiros e deixando a fonte mais segura.
Abaixo você confere outras formas de proteger as suas fontes enquanto jornalista, e como essas proteções garantem uma maior segurança tanto para você quanto para a fonte em questão.
Como mencionado, uma VPN garante que a sua comunicação seja mais segura, impedindo a invasão de terceiros. Além disso, a maioria das VPNs são feitas a partir de assinatura e também são válidas para celulares, o que facilita ainda mais o seu trabalho. Você consegue consultar a fonte com mais facilidade e com uma maior segurança.
Uma dica importante: mantenha a sua VPN sempre ativada se estiver usando o Wi-Fi de lugares públicos, isso vai garantir que os seus dados estão devidamente protegidos contra possíveis ataques.
Além de ter uma VPN, é importante proteger todas as suas formas de comunicação com as fontes, por isso tenha um aplicativo de mensagens realmente seguro que ofereça mensagens e chamadas criptografadas, isso vai ser muito útil na hora de falar com a fonte, a segurança da informação deve estar sempre em primeiro lugar.
Certifique-se de que a criptografia dos seus dispositivos esteja ativada e nunca pense em desligar, isso deixaria a sua fonte exposta para terceiros e comprometeria toda a sua informação, podendo ser passada para outros veículos interessados.
Independentemente do sistema operacional do seu dispositivo, é muito importante se certificar de que a criptografia está ativada e que todas as atualizações estão em dia.
Para garantir que as suas informações não vão ser invadidas, crie uma senha de verdade, e vale até usar alguns truques para deixar elas mais seguras. Tenha senhas longas com frases que não costumam ser comuns, vale até mesmo poemas ou letras de músicas, o importante é usar uma senha diferente para cada conta que você tiver.
Outra dica na hora de criar uma senha, pegue sete palavras aleatórias e junte-as em uma frase, isso aumenta a segurança dos seus dados.
É claro que não existe uma maneira de deixar a sua segurança livre de qualquer ataque, mas existem muitas maneiras de aumentar a proteção dos seus canais de comunicação, principalmente quando falamos em jornalistas que estão sempre procurando fontes e escrevendo novas matérias.
São Paulo
© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados