Entenda como a telemedicina revolucionou as consultas médicas | Public Online

Empreendedorismo

Entenda como a telemedicina revolucionou as consultas médicas

Avatar

Victor Pacheco

|

24/10/2022

|

3 min de leitura

|

Voltar

3 min de leitura

Veja o que é, em quais casos esse recurso pode ser utilizado e todas as vantagens que ele trouxe para médicos e pacientes.

Fazer tarefas do dia a dia de forma on-line tornou-se uma atividade ainda mais comum depois da pandemia, que exigiu que muita coisa passasse a ser feita a distância. Porém, uma tarefa que se tornou mais popular nesse período, mas que ainda deixa dúvidas em muitos é o atendimento on-line para telemedicina.

Já imaginou ser consultado a distância, sem precisar sair de casa? Apesar dessa ideia ser estranha para alguns, muita gente já prefere a telemedicina para muitos casos. Entenda um pouco mais sobre esse formato e por que ele revolucionou a área da saúde e a vida das pessoas.

O que é telemedicina?

A telemedicina nada mais é do que o atendimento médico feito a distância. Mas calma: isso não quer dizer que todo e qualquer cuidado com a saúde será feito pela tela do celular a partir de hoje.

Na verdade, a telemedicina se tornou uma das opções para quem deseja ter uma consulta rápida e simples, principalmente para conversas iniciais com o médico ou acompanhamento de exames.

A telemedicina é um formato que já existe em outros países, mas, no Brasil, passou a ser permitido apenas com a chegada da pandemia, já que auxiliava na continuidade de atendimentos sem colocar a pessoa em risco de contaminação.

Com isso, muitos médicos e clínicas começaram a fazer seus atendimentos de forma remota, utilizando as diretrizes da telemedicina para realizar as consultas, principalmente para casos simples.

Vale lembrar que nem todas as consultas podem ser feitas de forma on-line, assim como nem todas as especialidades. O intuito da telemedicina é dar outra opção para os pacientes que estão acostumados ao formato tradicional.

Por que a telemedicina revolucionou as consultas médicas?

Um dos principais pontos da telemedicina é o quanto ela pode revolucionar a maneira como pacientes e médicos entendem o atendimento e os cuidados. Isso porque a norma era que os pacientes tivessem que se organizar e se deslocar até os consultórios, mesmo para consultas simples.

Com a telemedicina, consultas de acompanhamento e revisão de exames que não precisavam necessariamente desse contato humano para serem realizadas puderam ganhar mais praticidade e economizar tempo de todas as partes.

Assim, é possível citar algumas vantagens que a telemedicina trouxe e que revolucionaram as consultas médicas, como:

  • melhor acesso aos cuidados para os pacientes;
  • melhor acesso para pessoas com deficiência;
  • cuidados preventivos mais rápidos;
  • conveniência para o paciente;
  • despesas gerais reduzidas para os médicos;
  • fluxo de receita adicional;
  • menor exposição a doenças e infecções, no caso dos médicos;
  • pacientes mais satisfeitos.

Quais são as questões que ainda cercam a prática?

Apesar de trazer vantagens, algumas questões ainda cercam a prática e precisam continuar a serem discutidas para se encontrar o melhor formato para todos. Por exemplo, é preciso que o médico saiba observar se o caso do paciente requer um acompanhamento mais próximo ou se apenas a consulta a distância já é o suficiente.

Além disso, é indicado que nenhum diagnóstico seja fechado sem a realização de exames presenciais e análise minuciosa do profissional. Casos considerados medianos ou sérios também precisam de acompanhamento pessoal, uma vez que deve-se analisar não apenas a doença em si, mas as reações do paciente quanto aos tratamentos.

Assim, a telemedicina pode trazer inúmeros benefícios, mas precisa ser feita com responsabilidade do profissional de saúde, acima de tudo.

 

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados