Como é um ChatGPT? O que posso fazer com ele? | Public Online

Desenvolvimento Web

Como é um ChatGPT? O que posso fazer com ele?

Avatar

Victor Pacheco

|

31/01/2023

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Você já ouviu falar em ChatGPT? Saiba que esse é um dos assuntos que prometem vir com tudo no mundo da tecnologia, principalmente no que diz respeito às estratégias de SEO.

 

Talvez você desconheça sobre o que se trata, pois a primeira versão aberta que é um chatbot foi lançada em novembro de 2022, mas que promete ser bem promissora, os criadores fizeram várias promessas.

 

Após o lançamento, as pessoas começaram a comentar sobre o que ajudou a popularizar o ChatGPT, que então começou a ser testado para praticamente tudo, inclusive para o planejamento e execução de estratégias nos motores de buscas, ou seja, o SEO.

 

O ChatGPT permite:

 

  • Pesquisas de palavras-chave;
  • Elaboração de títulos e meta descrições;
  • Produção de pautas;
  • Redação de artigos.

 

Tudo isso executado através de uma simples conversa entre o usuário e a plataforma, isso explodiu a cabeça das pessoas e com isso fez o ChatGPT se tornar uma febre em tão pouco tempo.

 

Afinal, sejam empresas de manutenção de elevadores ou de vestuário, elas utilizam a estratégia de SEO, além disso, estão de olhos bem abertos para o ChatGPT e ansiosas para ver o que isso vai dar.

 

Será esse o futuro? Será que uma organização será capaz de desbancar a soberania dos motores de busca?

 

Para te ajudar a entender melhor sobre ChatGPT, criamos esse artigo, onde te ensinamos a usá-lo nas estratégias de SEO, seja você um profissional ou uma empresa de bomba submersa, além de mostrar quais impactos são gerados por essa solução.

 

O que é ChatGPT?

Primeiro vamos explicar melhor sobre o que se trata o ChatGPT, para que você entenda todo o conceito por trás dele.

 

O ChatGPT é um chatbot criado pela OpenAI, que é uma instituição sem fins lucrativos que busca desenvolver e promover soluções de Inteligência Artificial de forma amigável para a sociedade.

 

Essa organização conta com o bilionário Elon Musk como um dos seus fundadores, no momento ele não está tão envolvido assim no projeto, mas a instituição tem a Microsoft como sua principal investidora.

 

O ChatGPT é a sucessora da InstructGPT, ela é ainda um protótipo, mas tem se mostrado muito funcional, inclusive as interações dos usuários com ela atualmente fazem parte da etapa atual do projeto.

 

Para você entender melhor, um chatbot é programado para simular uma experiência de conversação, com o ChatGPT não é diferente, vamos a um exemplo prático.

 

Suponhamos que você pergunte sobre aluguel de caçamba preço, com isso a ferramenta retorna com uma resposta específica. Você com certeza já usou um serviço de chatbot e deve estar se perguntando, mas o que esse ChatGPT tem de tão diferente assim?

 

Referente a termos funcionais, não existe nada de tão surpreendente assim, todas as outras ferramentas de assistência por voz oferecem soluções por meio de conversas e estão equipados com recursos sofisticados de Inteligência Artificial.

 

Mas a grande diferença do ChatGPT é a sua precisão e originalidade, ou seja, enquanto os serviços tradicionais apenas detectam e reproduzem trechos de conteúdos publicados na maioria das perguntas, esse é capaz de criar respostas originais de forma automática.

 

Sendo assim, quando você perguntar por exemplo: “O que é curso bim?”, o ChatGPT, não irá simplesmente responder algo copiado da internet, ele irá gerar uma resposta personalizada para você.

 

Será esse o futuro da Inteligência Artificial? Ao que tudo indica, esse serviço conseguiu atingir algo que outras grandes empresas de tecnologia trabalham a anos em suas assistentes virtuais.

 

É importante ressaltar que o ChatGPT é bem diferente dos buscadores, afinal o seu objetivo é gerar respostas automáticas e através de longas interações com os seus usuários.

 

Afinal os mecanismos de busca tem como objetivo encontrar as páginas que atendam melhor as buscas do público, sendo assim o ChatGPT pode até executar algumas funcionalidades dos buscadores, mas ele não substitui suas principais funções.

 

Como o ChatGPT funciona?

Como essa é uma ferramenta nova, e nem todos possuem conhecimento avançado em Inteligência Artificial, ainda é um pouco difícil de compreender qual é o seu potencial.

 

O ChatGPT basicamente é uma ferramenta de aprendizagem contínua, mas isso qualquer outro serviço de IA também é, mas o grande diferencial dessa ferramenta é que ela é capaz de:

 

  • Descobrir;
  • Cruzar;
  • Elaborar novas informações.

 

Tudo isso de uma forma surpreendente e muito eficiente, pois é justamente isso que está surpreendendo a todos.

 

Funciona assim, todos os dados obtidos na internet e as interações específicas de cada usuário são usadas para criar a melhor resposta possível no momento, quase como se existisse uma consciência que pensa e responde.

 

Além das perguntas feitas pelos usuários, que já presenciamos nos outros assistentes por voz, esse serviço também atende solicitações, que é justamente nisso que entram seus benefícios no Marketing de Conteúdo.

 

Por exemplo, uma empresa de rejunte para piscina pode pedir para o ChatGPT listar as melhores palavras-chave para um tema específico, com isso a ferramenta promete elaborar um artigo completo para cada uma delas. 

 

Sendo assim, de acordo com os seus criadores você consegue criar:

 

  • Músicas;
  • Roteiros;
  • Poemas;
  • Códigos de programação.

 

E além disso também poderá criar um blog em poucas horas, sem precisar se esforçar ou contratar alguém para isso, esse texto já estará completo com título e até meta descrição, tudo criado de forma original.

 

O ChatGPT e a revolução do Marketing de Conteúdo?

Será mesmo o ChatGPT a revolução do Marketing de conteúdo? Bom, ele basicamente entrega uma versão mais precisa e sofisticada de uma experiência que já conhecemos com outros assistentes virtuais. 

 

Esse grande sucesso se deve a interação mais personalizada da conversação, afinal quando alguém pergunta sobre caçamba de entulho, por exemplo, deseja uma resposta mais precisa.

 

Por isso é importante que a produção de conteúdo passe a ser pensada como uma conversa, com isso será mais fácil de se destacar nas buscas, tornando propício para que a ferramenta encontre a sua empresa através desses textos.

 

Por mais que esses geradores de textos não sejam capazes de substituir a mão de obra humana, ele pode ajudar na criação de conteúdo.

 

Por exemplo, uma equipe de marketing de uma empresa de telha plana, pode encontrar ideias e usá-la como ponto de partida para elaborar um conteúdo de qualidade.

 

Eu sei que o ChatGPT enche os olhos de todos, afinal ele promete criar textos longos e personalizados em poucas horas, mas é importante olhar com grande ressalva, afinal, ele prioriza a velocidade e o volume ao invés da qualidade na criação de conteúdo.

 

Por mais que ele escreva textos de uma forma única e automática, ele ainda é um robô e não tem a mesma capacidade de discernimento que uma mente humana possui, afinal, queremos uma internet cheia de textos e imagens genéricas e sem nenhuma identidade?

 

Com isso levantamos o seguinte questionamento, sua empresa de resina epóxi quer ser mais um blog repleto de conteúdos genéricos, ou uma marca que realmente pensa em seus consumidores e com isso entrega conteúdos de valor.

 

Além disso ele apresenta algumas limitações, são elas:

 

  • Ocasionalmente, pode gerar informações incorretas;
  • Ocasionalmente, pode produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso;
  • Conhecimento do mundo limitado sobre eventos após 2021.

 

Isso mostra que a intenção de ser uma ferramenta revolucionária, ainda está no começo e pode demorar um pouco para realmente conseguir substituir a mão de obra humana, para a produção de conteúdo.

 

 

Como é um ChatGPT? O que posso fazer com ele?

Conclusão 

Com isso chegamos à seguinte conclusão, o ChatGPT é sim muito promissor e pretende revolucionar a forma como as pessoas fazem suas pesquisas, ele será muito importante para a criação de conteúdo, mas é fundamental que ele seja apenas um auxílio.

 

Com isso ele pode ser usado para entender melhor sobre palavras-chave, com isso você terá uma ideia sobre o que as pessoas estão pesquisando, direcionando assim as palavras certas para com que a sua empresa apareça em evidência.

 

Além de entender melhor sobre qual conteúdo deve ser produzido, entendendo como as pessoas irão fazer uma pesquisa e com isso adequando seus textos.

 

Mas não é interessante usá-lo como substituto da mão de obra humana, não existe ainda nenhuma inteligência artificial que seja capaz de entender as preferências, dores e necessidades dos humanos como um outro humano.

 

Assim, para criar um conteúdo único, que não seja algo genérico que exista em outros lugares, você precisa de uma equipe que pense e entenda o mercado.

 

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que tenha entendido como funciona e o que você pode fazer com essa tecnologia inovadora.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados