Desenvolvimento Web
Índice
A forma de se fazer anúncios mudou drasticamente com a popularização da internet. O mercado, que era dominado pelas mídias tradicionais, hoje é quase todo digital e os canais de divulgação mais relevantes são as redes sociais.
Para vender uma peneira rotativa para areia, as empresas precisam concentrar seus esforços no marketing digital. A vantagem desse cenário é que anunciar se tornou muito mais fácil e acessível.
Uma das ferramentas que podem ser usadas para isso é o Facebook Ads, recurso poderoso e completo para gerenciar campanhas no Facebook e no Instagram.
O Facebook Ads é uma ferramenta de gerenciamento de anúncios e mídia paga da rede Meta, suporta diversos formatos de anúncios, oferece recursos aprofundados de segmentação de público e também traz dados relevantes para o sucesso da campanha.
O sistema já movimenta mais de US$ 8 bilhões por ano em investimentos, mas não é necessário fazer um aporte tão alto para anunciar na rede.
Campanhas de pequeno porte podem ser efetivas e gerar resultados interessantes ao aplicar os recursos da ferramenta a anúncios relevantes e criativos.
As mídias tradicionais se valiam do seu alcance para cobrar pelos espaços de publicidade durante a programação ou em algum caderno especial. Hoje em dia, o que conta é o número de usuários e a taxa de interação.
O Facebook leva o título de principal rede social do mundo e conta com a atividade de mais de dois bilhões de usuários por dia.
A plataforma é ideal para vender produtos e serviços de diversos segmentos, de soldagem eletrodo revestido a manicure à domicílio.
Vinculado ao Instagram, o Facebook é o lugar para focar suas campanhas e atingir bons resultados independentemente de quem seja o seu público.
Se você já está pronto para criar um anúncio no Facebook Ads, significa que os seus objetivos já foram traçados, você já vem produzindo conteúdo relevante há algum tempo, seu público já está mapeado e a sua estrutura está pronta para receber esses clientes.
Caso a sua resposta tenha sido negativa para qualquer uma dessas etapas, volte algumas casas e reestruture sua campanha. Sem um bom planejamento de marketing, um anúncio não tem nenhum poder.
Mas se a sua resposta foi “sim” para todos os passos, está na hora de anunciar. Entenda os tipos de campanha que o Facebook possui e como veicular um anúncio do zero na plataforma.
Há dois tipos de compra no Facebook, o leilão e a compra por alcance e frequência.
A compra por leilão oferece mais flexibilidade e eficiência, mas seus resultados são mais difíceis de prever. Já a compra de alcance e frequência dá abertura para mais planejamento e permite que as campanhas sejam compradas de antemão.
Com relação aos canais de divulgação, o leilão ganha do alcance e frequência por englobar o Messenger e o Audience Network da Meta, mas ambos os formatos podem ser veiculados no Facebook e no Instagram.
Uma campanha para ver chapa recalcada inox se beneficia mais do sistema de alcance e frequência, pois apesar da divulgação ser mais limitada, é possível direcionar os anúncios para um público bastante segmentado e mais disposto a comprar.
Vale frisar que quando falamos de leilão, não estamos falando da forma como o produto ou serviço será vendido ao cliente final.
Para manter o controle de qualidade das campanhas, o Facebook e o Instagram selecionam os anúncios mais relevantes para exibir ao público. Com o leilão, o anunciante pode comprar uma vaga nesse grupo de criativos que chegam até o consumidor.
Agora que você entendeu as diferenças entre os tipos de campanha, acompanhe o passo a passo para criar anúncios poderosos para vender produtos, como resfriador de leite, e serviços, como cursos online de crochê.
A plataforma irá analisar os anúncios e averiguar se estão dentro das Políticas de Publicidade do Facebook antes de liberar a veiculação do material. Você pode conferir o status desse processo na coluna “Veiculação” dentro do Gerenciador de Anúncios.
Assim como o Google usa o SEO para exibir os resultados adequados para cada pesquisa, o Facebook usa uma série de recursos para identificar quem é o público ideal para um anúncio.
Oferecer as informações corretas para que o algoritmo trabalhe ajuda no sucesso da sua campanha e os resultados podem ser percebidos mais rapidamente. Confira algumas dicas para tornar seus anúncios mais eficientes.
Assim como o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) trabalha com informações precisas a respeito dos resíduos gerados no Brasil, o Facebook usa dados detalhados dos usuários para direcionar as campanhas.
A plataforma é reconhecida pela quantidade de opções de filtros que ela oferece para que o anunciante se conecte com o público ideal. A partir dessa segmentação, o Facebook seleciona os usuários que verão o anúncio entre os mais de dois bilhões de perfis ativos.
Existem duas opções de segmentação que o anunciante pode escolher, a de público personalizado e a de público personalizado por tráfego.
Na primeira o anunciante fornece uma lista de e-mails e telefones dos leads que a campanha deve alcançar. Na segunda, o que determina o público são fatores como pessoas que já visitaram o seu site ou uma página específica de interesse.
As opções para filtrar a audiência são inúmeras e devem ser selecionadas com base em estudos feitos com o público-alvo da empresa.
Você sabia que os comerciais durante a novela das oito e a programação de domingo são mais caros do que em outros horários? Isso acontece porque a audiência é maior e eleva o alcance do anúncio.
Nas redes sociais, monitorar o horário que o público-alvo de uma empresa de usinagem torno cnc é mais ativo é tão importante quanto nas mídias tradicionais.
A ideia de fazer um anúncio, seja de qual tipo for, em momentos em que mais pessoas serão impactadas está enraizada em nós. Professores fazem isso em salas de aula, chefes organizam palestras e reuniões pelo mesmo motivo.
Assim, é possível reduzir o custo do anúncio ao atingir mais consumidores em potencial ao mesmo tempo.
Monitorar os dados da sua campanha é fundamental para corrigir erros e traçar novas estratégias baseadas em resultados reais.
O Facebook permite fazer esse rastreio através dos pixels, que são ferramentas para calcular quantas pessoas executaram a ação proposta depois de receber o anúncio.
O anunciante tem acesso a relatórios emitidos pela plataforma sobre as ações dos consumidores que visualizaram os anúncios.
O teste A/B já é velho conhecido do mundo da publicidade. Consiste em disparar dois anúncios diferentes, cada uma parte metade do público selecionado.
Os resultados levantados servirão para escolher qual anúncio continuará sendo veiculado e qual será descartado. Assim, evita-se o desperdício de recursos com o investimento em anúncios fracos e de baixo retorno.
Uma fabricante de mesa de air hockey pode usar esse recurso para decidir entre um criativo que destaca a diversão em família e outro que promove a reunião entre amigos.
Ter uma estrutura preparada para receber os usuários que se interessaram pelo anúncio é vital para o sucesso da campanha.
Uma landing page (página de pouso em português, que é a página que recebe os usuários que clicaram no anúncio) mal feita gera frustração e coloca por água abaixo todo o esforço feito até aqui.
Prepare o espaço para incentivar os usuários interessados em alugar chiller com a sua empresa e finalize o ciclo dos anúncios, isso vai te ajudar a conseguir mais cliques nas propagandas.
Usar o Facebook Ads já é uma etapa incluída em todas as estratégias de marketing por ser acessível e extremamente eficiente. Contar com a ajuda de um profissional pode ser necessário, mas é possível manipular a ferramenta mesmo não sendo um expert.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
São Paulo
© 2020 Public Online Transformação Digital | Todos os Direitos Reservados